Judo4ever dá lição de Judo no Politécnico de Leiria

No passado dia 29 de fevereiro o projeto Judo4ever, participou ativamente na II Mostra de Desporto Adaptado, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria.

Numa ação organizada pelos Serviços de Ação Social e pelo curso de Desporto e Bem-Estar da ESECS, os “jovens” judocas que integram o projeto partilhado pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Projetos de Vida Sénior, Desporto Escolar +, Judo Clube da Marinha Grande e autarquia da Marinha Grande deram “lição” de judo a todos os participantes enfatizando o trabalho desenvolvido no primeiro semestre de atividades no âmbito “da prevenção das quedas na população sénior”.

O coordenador do projeto, Professor João Teixeira, referiu que as quedas podem ser prevalentes neste “público alvo” comprometendo muitas das vezes a sua autonomia e bem-estar. Pretendemos enfatizar o trabalho no âmbito do “Envelhecimento saudável e ativo”, estimulando processos multifatoriais de prevenção das quedas assim como identificar fatores e pessoas com maior probabilidade para este risco. Queremos dotar os judocas que integram o “judo4ever” de ferramentas que lhe permitam responder ativamente. Estamos conscientes que esta problemática se enquadra num conjunto de problemas possíveis de prevenir. Enfatizamos o trabalho intergeracional e o voluntariado ativo dos ex-praticantes de judo e dos nossos alunos tanto do clube como os que integram o Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

A atividade foi conduzida pelos voluntários do projeto Mestre Manuel Rosa, Campeão Nacional Paulo Alivar, Professora Rita Rodrigues e pelo atleta do JCMG e aluno do IPL Lucas Rosa que de forma ativa implementaram as metodologias e estratégias utilizadas na sessões semanais do Judo4ever.

+ fotos: https://www.facebook.com/pg/jcmg2004/photos/?tab=album&album_id=1565702096928174

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t4ZQXv5sVIo

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande