Marinha Grande promove fórum sobre mobilidade, acessibilidades e sustentabilidade

“Mobilidade, Desenvolvimento e Futuro Sustentável” é o tema do Fórum Técnico que vai ser realizado na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, na próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 09h30.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e pela Associação Protur, no âmbito do projeto Repensar São Pedro de Moel 2020.

A entrada é gratuita. Admitem-se reservas para o e-mail teatro.stephens@cm-mgrande.pt até à lotação do Teatro Stephens.

O programa do Fórum Técnico na Marinha Grande é o seguinte:
28 de fevereiro
Mobilidade / Desenvolvimento / Futuro Sustentável
Desenhar redes, mapear rotas temáticas, construir identidades fortes para poder integrar o rizoma dos destinos de excelência e poder transformar a Marinha Grande e São Pedro de Moel em lugares apetecíveis, ou mesmo incontornáveis!! ...

1.ª sessão
Pequenas e Grandes Rotas, Mobilidades Suaves e Acessibilidade para Todos

09h30 . Abertura .
Presidente Câmara / Universidade Coimbra / Protur

10h00 . Paula Teles . Mobilidade PT
Mobilidades suaves e espaços partilhados: paradigmas da mudança desejada

10h30 . Joana Ivónia
A bicicleta como meio de locomoção privilegiado | pedagogia e profilaxia

11h00 . Coffee-break - networking session

11h30 . Paulo Guerra dos Santos | Rede Nacional de Cicloturismo
Viajar de bicicleta em modo slow travel | Turismo, território e ambiente

12h00 . Micael Sousa | Investigador
Planeamento colaborativo através dos jogos análogicos para uma rede de transportes

12h30 . Debate | Moderadora: Inês Marrazes

13h00 . Pausa (intervalo para almoço)

14h30 . Descontração | Sodicentro – Mercedes Benz e Smart EQ | Apresentação dos conceitos Plug-in e elétrico junto das viaturas em exposição

2.ª sessão
Binómios virtuosos ou perversos?
Património Florestal e Turismo Natureza, versus, Património Construído e Turismo Cultural

15h00 . Francisco Castro Rego | Ex Presidente da Direção Geral dos Serviços Florestais
Museu Nacional da Floresta

15h30 . Sónia Guerra | Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria | Biodiversidade, habitats e identidade florestal versus potencial turístico da MG