Rumo ao Europeu de Judo

Fuengirola tornou-se este fim-de semana a capital mundial do judo na categoria de cadetes, com a realização da XXIV edição da European Cup Cadete. O complexo desportivo Juan Gómez “Juanito”, acolheu 600 judocas oriundo de 29 países, numa competição do calendário da União Europeia de Judo, permitindo aos judocas competidores a obtenção de pontos no ranking europeu e mundial.

Os Judocas Marinhenses de Elevado Potencial Desportivo, João Martins (-55kg), Bernardo Roque (-60kg) e Duarte Rocha (-60kg) competiram nos tatamis de Fuengirola, iniciando um ciclo de provas internacionais que pretendem o apuramento para o campeonato da Europa de Cadetes a realizar em Tula (Rússia) de 28 a 29 março.

João Martins, atleta com um crescimento enorme no judo, numa categoria de peso com 46 participantes (-55kg) foi o primeiro a subir ao palco internacional tendo ultrapassado o galego Daniel Nogarol pela vantagem máxima de Ippon num combate onde o marinhense se apresentou muito concentrado e com elevada proficiência técnica e tática. Na segunda ronda, defrontou o italiano Rocco Capasso, com um desempenho muito positivo e equilibrado, no entando viria a ser projetado no final do combate.

Quem representou as cores da capital do vidro, na categoria de -60kg, foi o promissor Bernardo Roque, que entrou em prova com o objetivo de pontuar. Pela frente encontrou na primeira ronda James Gray, Britânico com elevada experiência internacional. Num combate sempre dominado pelo marinhense, tendo inclusive estado em vantagem por Wazari, acabou por ser imobilizado a um minuto do termo do combate. No combate de repescagem, Bernardo Roque não consegui ultrapassar o alemão Viktor Wandtke. Nesta categoria de peso (-60kg), dos 54 competidores, o Judo Clube da Marinha Grande apresentou também Duarte Rocha, jovem com elevado talento e com uma capacidade enorme de superar os desafios. O judoca apresentou-se em excelentes condições tendo efetuado o seu primeiro combate com o madrileno Juan Hugo Saiz. Apesar do esforço e rigor, acabou por ser afastado do tatamis pelo espanhol. Integrados na comitiva Portuguesa na prova, os judocas marinhense estiveram sob comando técnico do Mestre António Saraiva, selecionador nacional do escalão de cadetes.

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande