Mais de 600 figurantes no Carnaval da Vieira 2020

Mais de 600 figurantes, vários carros alegóricos, uma maior aposta nos trajes e no som ao longo do corso e muita animação, são esperados nos desfiles e bailes do Carnaval da Vieira 2020, que decorre de 22 a 25 de fevereiro, em Vieira de Leiria, com organização da Associação “AlóédaVieira”, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

O tema que inspira os foliões do Carnaval da Vieira 2020 é “Desenhos Animados” e o hino deste ano foi composto por Johnny P Correia e Diogo Fernandes dos GNTK.

Depois de no ano passado ter sido retomada uma tradição perdida na freguesia há mais de 20 anos, com elevada adesão da população e de público, este ano as expectativas são ainda mais elevadas. A organização fez um maior investimento na animação musical para os desfiles que vão acontecer nas principais ruas da vila, cuja entrada é gratuita, e contratou uma tenda gigante, instalada no recinto da Escola Básica 2/3 Padre Franklin, onde vão decorrer os bailes.

Para a vereadora da cultura, Célia Guerra, “depois da forte adesão de figurantes e público obtida no ano passado, para a edição de 2020 temos as maiores expectativas dado que registamos com muito agrado o dinamismo da associação organizadora e a mobilização das coletividades da freguesia de Vieira de Leiria para engrandecer este evento”.

O presidente da direção da Associação “AlóédaVieira”, Rui Botas, salienta que “além do grande investimento logístico que estamos a realizar este ano, para dar mais beleza aos desfiles e bailes, registamos com muito agrado o grande envolvimento e empenho dos grupos em confecionar trajes que vão deixar o público agradavelmente surpreendido e que corresponde ao desafio e criatividade que sugere o tema deste ano”. Rui Botas dirige ainda um agradecimento "ao ator e humorista vieirense Marco Horácio que tem promovido o evento”.

O ponto de partida dos desfiles ocorre na Rua Pires de Campos, junto ao cruzamento com a Rua dos Vidreiros e Rua da Fonte Elvira. O corso segue em direção ao Largo da República, vira para a Rua Actor Álvaro (junto ao Café Lis), contornando o jardim público, até retomar a Rua Pires de Campos. Passado o posto de combustível, o desfile toma a rua que delimita o Largo da República em frente à Igreja Paroquial e Cine-Teatro Actor Álvaro, segue pela Rua professor Gilberto Correia Roseiro, vira à Rua António Teodósio Pedrosa, retomando a Rua Pires de Campos junto à Biblioteca de Instrução Popular. Daí o desfile prossegue até ao Largo da República, onde termina o itinerário.

O programa do Carnaval de Vieira de Leiria 2020 é o seguinte:

22 de fevereiro . sábado . 22h00
Escola EB 2/3 Padre Franklin
Baile com Patrões da Rambóia
DJ Zeca

23 de fevereiro . domingo . 14h30
Ruas de Vieira de Leiria e Largo da República
Desfile Carnavalesco
Animação com DJ Micael Bento

24 de fevereiro . segunda-feira . 22h00
Escola EB 2/3 Padre Franklin
Baile com Banda Ritmus
DJ Leonel Vieira

25 de fevereiro . terça-feira . 14h30
Ruas de Vieira de Leiria e Largo da República
Desfile Carnavalesco
Animação com DJ Micael Bento.