Gabinete Técnico Florestal - Fundo Florestal Permanente

A Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com o ICNF e a APA, tem realizado diversas intervenções no âmbito da ação do Gabinete Técnico Florestal, desde o ano 2019, nomeadamente através de ações de voluntariado de reflorestação envolvendo as comunidades locais e várias empresas.

Foram efetuadas intervenções urgentes de regularização fluvial nas áreas afetadas pelos incêndios florestais, nomeadamente junto do ribeiro de Moel, na Mata Nacional de Leiria.
O Gabinete Técnico Florestal acompanhou as ações realizadas pelo Observatório Local do Pinhal do Rei e pela Comissão Cientifica das Matas do Litoral; e prestou esclarecimentos aos munícipes relativamente às ações de rearborização de áreas florestais, no âmbito do Plano Regional de Ordenamento Florestal e do PDM.

No ano de 2019, o município reforçou a comunicação junto da população, nomeadamente através da divulgação de informação relativa à necessidade de efetuar as ações de gestão de combustível até 15 de março, a divulgação das ações de sensibilização, bem como as novas regras em relação às queimas e queimadas. A divulgação da informação foi efetuada nos outdoors, nos muppies, nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais.

No seguimento dos anos anteriores, foi dado um grande relevo à realização de ações de informação e sensibilização junto da população, nomeadamente aos proprietários florestais. As ações foram efetuadas em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria e com a PSP da Marinha Grande.

No âmbito da XV Semana da Educação e Juventude nos dias 3, 4 e 5 de abril realizou-se uma mostra de meios de agentes de proteção civil na EB 2/3 Guilherme Stephens, na EB 2 Padre Franklin e na EB 2/3 Nery Capucho. A ação foi dirigida aos alunos do 5.º e 6.º ano letivos, abrangendo mais de 800 alunos, tendo a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, da PSP da Marinha Grande e da GNR de Leiria.

O Gabinete Técnico Florestal deslocou-se às escolas com o tema “Prevenção de incêndios florestais”. O objetivo principal passa por alertar a população escolar para a importância da floresta como sendo um património histórico, coletivo, com valor económico, social e ambiental, alertando para os comportamentos de risco. As ações de sensibilização pretendem alcançar todos os alunos do concelho que frequentem o 7.º ano letivo abrangendo cerca de 420 alunos.

Gestão de combustível e prevenção de incêndios

O Gabinete Técnico Florestal planeou e acompanhou a execução da intervenção de gestão de combustível; planeou e acompanhou a execução da faixa de gestão de combustível na envolvente da Zona Industrial da Marinha Grande; elaborou um Plano de Fiscalização de DFCI, envolvendo a participação da CMMG, da GNR e da PSP. A fiscalização permitiu o reforço da prevenção, através do controlo de combustível em zonas estratégicas definidas no POM, garantindo uma gestão florestal ativa, tornando o território menos vulnerável aos incêndios florestais.

O GTF está presente na maioria dos incêndios rurais ocorridos no concelho, ativando os recursos humanos e meios complementares. Relativamente à rede de pontos de água o técnico do Gabinete, com a colaboração dos corpos de Bombeiros atualizou o caderno “Infraestruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios no Concelho da Marinha Grande”.

Efetua-se anualmente a manutenção da rede de pontos de água, com a colaboração dos corpos de Bombeiros, nomeadamente dos pontos de água da Formosa, do Samouco e do Tremelgo.
No âmbito da vigilância, o Gabinete Técnico Florestal coordena no terreno, durante a fase Charlie, no período de 3 meses (julho, agosto e setembro), a atuação de uma brigada de vigilância, constituída por 2 a 3 elementos e um veículo Ligeiro de Combate a Incêndios.

No âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos o GTF tem colaborado na divulgação junto dos produtores e proprietários florestais medidas de controlo do nemátodo, da lagarta do pinheiro e do bóstrico. Atualmente, o Gabinete Técnico Florestal encontra-se a implementar o plano de controlo da vespa asiática tendo, no ano de 2019, efetuado intervenções em cerca de 80 ninhos.

Aquando da elaboração do Plano Operacional Municipal 2019 o Gabinete Técnico Florestal efetuou as necessárias atualizações, apresentadas na Comissão Municipal de Defesa da Floresta e foram aprovadas por unanimidade.

Também são efetuados briefings operacionais e reuniões com os elementos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta para divulgação de informação, coordenação de meios e recursos, debate e acompanhamento das ações de DFCI.

No final do ano de 2019 está prevista uma reunião da CMDF para efetuar um balanço do ano de 2019, analisar as alterações previstas no regimento e programar a elaboração do novo PMDFCI.

Foram acompanhadas as ações de manutenção de caminhos florestal realizadas no interior da Mata Nacional de Leiria e realizados pelas Juntas de Freguesia.

O Gabinete Técnico Florestal elaborou pareceres técnicos referentes aos pedidos de lançamento de fogo de artifício, em estreita coordenação com a entidade que emite as respetivas licenças, nomeadamente a PSP da Marinha Grande.

Encontra-se a colaborar na elaboração do Regulamento Municipal de Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos.

Publicitação Horizontal_2