Assembleia participativa em Vieira de Leiria

No passado dia 29 de maio, pelas 21h00, decorreu, no edifício da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, a segunda assembleia participativa do Orçamento Participativo de 2015.

A sessão foi aberta com a intervenção do vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Vicente, seguida de uma projeção multimedia em que foram explicadas as diversas fases do Orçamento Participativo e o seu funcionamento.

Foram constituídos dois grupos de trabalho com os presentes que debateram, entre si, os problemas da freguesia de Vieira de Leiria. Desse trabalho saíram algumas ideias que irão ser, a pedido dos interessados, reduzidas a escrito e apresentadas posteriormente, de modo a poderem ser convenientemente estruturadas de acordo com os critérios consagrados no Regulamento do Orçamento Participativo.

A terceira e última Assembleia Participativa decorrerá no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, no dia 19 de junho (sexta-feira), pelas 21h00.

Recorde-se que até ao dia 30 de junho, decorre a fase de apresentação de propostas ao Orçamento Participativo 2015.

À semelhança da anterior edição, os interessados poderão apresentar as suas ideias eletronicamente através do endereço http://www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt, presencialmente no Balcão das Relações Públicas ou nas assembleias participativas.

O valor global de propostas mantém-se nos 100.000 euros. Alargou-se o período para apresentação de propostas, de modo a permitir uma ampla adesão dos interessados – desde 16 de abril a 30 de junho de 2015.

As áreas de intervenção são:
– infraestruturas viárias, trânsito e mobilidade;
- proteção ambiental e energia;
- reabilitação e requalificação urbana;
- espaço público e espaços verdes;
- saneamento básico e higiene urbana;
- cultura, juventude e ação social;
- desporto (área que constitui uma novidade face ao ano passado).

As propostas, a apresentar em formulário próprio, deverão respeitar os critérios consagrados no Regulamento do Orçamento Participativo, chamando-se a especial atenção para a necessidade de as mesmas serem claras e concretas e incidirem apenas sobre o domínio público ou privado do Município e nunca em bens de particulares.

Serão aprovadas as propostas mais votadas que no seu conjunto perfaçam o montante previsto em orçamento municipal. A proposta ou propostas vencedoras serão convertidas em projetos pelos serviços municipais, com indicação do respetivo orçamento e do prazo previsto para a sua execução e implementadas no ano seguinte ao da sua votação.