Conduta adutora - rede de abastecimento de águas

INVESTIMENTO TOTAL DE 2.13 MILHÕES DE EUROS

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 20 de janeiro o projeto de construção da Conduta Adutora desde os reservatórios do Alto dos Picotes até à Praça do Vidreiro, no centro da cidade, num investimento estimado de 1.8 milhões de euros.

Este investimento junta-se aos cerca de 330 mil euros da construção da conduta adutora entre os reservatórios do Alto dos Picotes e São Pedro de Moel, cuja empreitada terá início, previsivelmente, nas próximas semanas.

O projeto agora aprovado corresponde à reformulação da conduta adutora distribuidora com origem no reservatório dos Picotes e ligação ao sistema de distribuição existente na praça do Vidreiro.

O sistema de distribuição existente entre o nó de entrada na Guarda Nova e o nó da praça do Vidreiro apresenta-se atualmente mal organizado e, como tal, vai proceder-se à reformulação de toda a rede de distribuição desta zona. No troço de implantação da conduta, uma vez que este se processa através de abertura da vala, foi considerado o corte, levantamento e remoção de pavimento existente, essencialmente em betuminoso. Nos demais locais, para construção de novos ramais domiciliários e marcos de água, foi igualmente previsto o levantamento e reposição de diversos revestimentos, tais como: calçada miúda, calçada grossa, zona verde, betão e/ou betonilha, elementos prefabricados em betão, entre outros.

Por forma a garantir adequada integração da rede de água projetada com as demais redes de infraestruturas existentes, revelou-se necessário prever pequenos ajustes em alguns órgãos auxiliares, designadamente afetos à rede de drenagem doméstica e pluvial.