Praia da Vieira tem percurso pedestre

A Câmara Municipal da Marinha Grande implementou na Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, um percurso pedestre, designado por “Percurso da Praia da Vieira – PR 1 MGR”.

Esta intervenção apenas foi possível por se integrar no âmbito da candidatura a fundos comunitários, que incluiu a conclusão da Estrada Atlântica e a nova Ponte das Tercenas, traduzindo uma aposta inequívoca na requalificação da bacia hidrográfica mais importante do concelho.

Concluiu-se, assim, nas palavras do Vereador Paulo Vicente, responsável pelas obras municipais, “um projeto estruturante que serve a população em diversas vertentes e que reforça os níveis de qualidade de vida concelhia”.

O objetivo desta ação assenta na promoção do turismo ambiental e cultural naquele aglomerado urbano, dando a conhecer os recursos ambientais e culturais locais e rentabilizando as infraestruturas pedonais e cicláveis existentes.

Neste âmbito, a Câmara Municipal assegurou a promoção da requalificação ambiental da área de intervenção e o reforço do ecossistema estuarino que a caracteriza, bem como a salvaguarda dos valores naturais, com ganhos significativos ao nível da qualidade de vida da população residente, das condições de acolhimento para os veraneantes e das atratividades para novos tipos de utilização, mais sustentáveis e amigos do ambiente.

O percurso da Praia da Vieira visa ainda divulgar os recursos endógenos e sensibilizar a população para a necessidade de proteção deste ecossistema costeiro.

O percurso implementado é circular, tem início e fim na foz do rio Lis, Praia da Vieira e estende-se por 11 Km de paisagens e habitats diversos, desde as margens e zona estuarina do rio Lis, passando pela frente marítima do aglomerado urbano da Praia da Vieira, alguns troços da Mata Nacional e do sistema dunar.

Ao longo do percurso são tratados conteúdos históricos, etnográficos e ambientais relacionados com as várias áreas, locais e temáticas identificadas.

Esta intervenção apenas foi possível por se integrar no âmbito da candidatura a fundos comunitários, que incluiu a conclusão da Estrada Atlântica e a nova Ponte das Tercenas.