Encerramento das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens

As comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande encerram oficialmente no próximo domingo, dia 15 de dezembro, com iniciativas que têm lugar a partir das 15h00, no Museu do Vidro e na Casa da Cultura Teatro Stephens e que assinalam também o 21º aniversário daquele museu.

A Câmara Municipal celebrou ao longo deste ano os 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, com um vasto conjunto de atividades, entre as quais se destacou a Grande Recriação História da sua chegada, que contou com direção e encenação do ilustre Marinhense Norberto Barroca.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, “a população da Marinha Grande soube ao longo destes anos homenagear este homem e todos aqueles que preservam a nossa memória coletiva e contribuem para o enriquecimento cultural do nosso concelho. Por isso, foi pedido mais uma vez a Norberto Barroca, este maranhense do qual tanto nos orgulhamos, que trouxesse a cena estas memórias, após as obras de requalificação do nosso Teatro Stephens”.

A presidente acrescenta ainda o seu “sentido reconhecimento ao Norberto Barroca, já que sem ele nada disto seria possível, mas também um sentido obrigada a todos os autarcas que tornaram possível preservar este património. Um legado que recebemos e a que estamos a dar continuidade, dignificando as memórias desta nossa terra, Marinha Grande”.

Para o dia 15 de dezembro, estão previstas a inauguração da exposição documental, iconográfica e bibliográfica intitulada “Guilherme Stephens - Um Homem à frente do seu tempo”, a cerimónia de doação de bens ao Museu do Vidro; e a apresentação do livro e CD “Palco de Memórias” da autoria de Norberto Barroca e direção musical de Tiago Ferreira.

O programa de encerramento das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens é o seguinte:

15 de dezembro . domingo
15h00 . Foyer da Casa da Cultura – Teatro Stephens
Cerimónia de doação de bens ao Museu do Vidro no âmbito do 21º aniversário do Museu
Inauguração da exposição “GUILHERME STEPHENS – UM HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO”
Exposição documental, iconográfica e bibliográfica
Exposição alusiva a Guilherme Stephens e ao seu papel no desenvolvimento económico, cultural e social da Marinha Grande, enquanto proprietário da Real Fábrica de Vidros, homem progressista, de grande sensibilidade intelectual e humanista, e promotor de inúmeras ações com vista ao progresso socioeconómico, educativo e artístico dos seus operários e da comunidade da Marinha Grande.
Patente até 19 de janeiro de 2020

16h00 . Casa da Cultura Teatro Stephens
Apresentação do Livro “Palco de Memórias”
Retrata a peça de teatro apresentada na Casa da Cultura Teatro Stephens, em 2014, no âmbito da reinauguração daquele espaço. Norberto Barroca foi o autor, encenador e diretor da peça que, agora, fica documentada também em livro, para que a memória de Guilherme Stephens e a história da Marinha Grande não seja esquecidas.

Apresentação do CD “Palco de Memórias”, da autoria de Norberto Barroca e direção musical de Tiago Ferreira

Encerramento das Comemorações dos 250 Anos da Chegada dos Stephens à Marinha Grande e do 21º Aniversário do Museu do Vidro, pelos músicos que participaram no Espetáculo “Palco de Memórias”.

EVENTO COFINANCIADO PELO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL CENTRO 2020, PORTUGAL 2020 E UNIÃO EUROPEIA, ATRAVÉS DO FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NO ÂMBITO DA CANDIDATURA DA CIMRL, "PRODUTOS TURÍSTICOS DA REGIÃO DE LEIRIA".