Escola Guilherme Stephens acolhe Memorial Mário Jorge Dinis

Foi em 1973 que Mário Jorge Dinis após a prática do Judo na Armada Portuguesa com o Mestre Costa Matos, fundou a Escola de Judo Estrela Marinhense. Rapidamente o entusiasmo trazido para a capital vidreira juntou dezenas de praticantes em torno de uma partilha e de um desenvolvimento impar da modalidade. Falecido inesperadamente a 15 de Setembro de 1978 deixaria na sua terra um enorme trabalho, em torno do desporto marinhense.

Realizado a 30 de novembro, o memorial Mário Jorge Dinis, visou dignificar o papel preponderante do Mestre Mário Jorge Diniz na implementação e desenvolvimento do Judo na Marinha Grande.

O pavilhão da Escola Guilherme Stephens acolheu várias dezenas de jovens judocas oriundos do Distrito de Leiria e de Coimbra, no escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

Os judocas Marinhenses estiveram em destaque tendo arrecadado vários pódios, nas diferentes categorias de peso e escalões etários. A prova permitiu ainda aos jovens árbitros intervirem na organização e gestão deste evento, que teve a coordenação do Mestre António Saraiva.

Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo marcou presença neste importante torneio organizado pela Associação Distrital de Leiria, enaltecendo uma vez mais a articulação exemplar entre o Judo Clube da Marinha Grande, Desporto Escolar e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. À redacção o director do Agrupamento, Professor Cesário Silva, manifestou novamente a importância destas acções em contexto escolar referindo que um dos eixos do Projeto Educativo pretende "contribuir para o reforço do dinamismo e da participação dos alunos, e suas famílias, pessoal docente, pessoal não docente e comunidade em geral para, em conjunto, sermos capazes de responder aos desafios que a sociedade nos coloca, numa perspetiva integradora, de respeito pela individualidade, numa escola de todos e para todos, democrática, inclusiva e socialmente mais justa”.

Por seu turno, O presidente da Associação Distrital de Judo de Leiria, Sr. Valdemiro Teixeira, referiu “este é um dia histórico para o Desporto e para o Judo na Marinha Grande, recordar o fundador do Judo na nossa terra com este cenário juntando tantas crianças era um desígnio que já queríamos ver concretizado há muito tempo.”.

+ fotos https://www.facebook.com/pg/jcmg2004/photos/?tab=album&album_id=1478173655681019&ref=page_internal

Video https://www.youtube.com/watch?v=XumSfcMQibE

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande