Assembleia participativa em Vieira de Leiria

No próximo dia 29 de maio (sexta-feira), pelas 21h00, terá lugar na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, a segunda assembleia participativa do Orçamento Participativo de 2015, organizada pela Câmara Municipal. Estão convidados a assistir todos os cidadãos interessados, sobretudo os munícipes da freguesia de Vieira de Leiria.

A Marinha Grande acolherá a terceira e última assembleia participativa no dia 19 de junho (sexta-feira), pelas 21h00, no Edifício da Resinagem.

No passado dia 22 de maio, pelas 21h00, decorreu, no edifício da Junta de Freguesia da Moita, a primeira assembleia participativa respeitante à segunda edição do Orçamento Participativo.

Esta medida de descentralização das assembleias participativas, consagrada no Regulamento do Orçamento Participativo, aquando da sua primeira alteração, tem em vista aproximar a população de cada freguesia do concelho, à iniciativa.

A sessão iniciou-se com a intervenção do vice-presidente Paulo Vicente, que salientou a importância deste instrumento participativo que dá a voz a todos aqueles que, por estarem mais perto dos problemas do território e por os sentirem, conseguem encontrar as melhores soluções para os resolver.

Foi, também, realçada a importância do empenho dos participantes na fase da votação, tendo sido dado o exemplo do que aconteceu no Orçamento Participativo de 2014, em que os dois projetos que vieram a selecionados, foram alvo de uma intensa campanha publicitária por parte dos seus autores, nomeadamente através da criação e distribuição de panfletos a apelar ao voto.

Os presentes debateram, entre si, os problemas existentes no concelho e resolveram preparar uma proposta conjunta, que entregarão, posteriormente, na Câmara Municipal, de requalificação de uma travessa que, devido ao estado do seu pavimento, põe em causa a segurança dos seus utilizadores pedonais que, por diversas vezes, sofreram quedas que lhes provocaram danos físicos.