Hoje
Máx C
Mín C

Marinha Grande tem a maior animação de Natal de sempre

Presepiofilipeferreira2017 8 1 728 2500 1 728 2500

O Centro Tradicional da Marinha Grande volta a receber a magia do Natal, com o maior investimento de sempre na iluminação e atividades de animação para toda a família, que decorrem de 30 de novembro a 10 de janeiro.
À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a Câmara Municipal da Marinha Grande intensifica o investimento no programa de animação natalícia no concelho.

A grande novidade assenta no programa “Natal na Cerca”, que decorre no Parque da Cerca e inclui duas tendas gigantes que acolhem a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo Natural Solidária, o espaço Snowland, o Mercadinho de Natal, espetáculos infantis, ateliês, jogos e iluminação de Natal.
No Edifício da Resinagem vai estar patente o Presépio de Filipe Ferreira que é o maior presépio da região, apresentando mais de 1000 peças que representam muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

Investiu-se também fortemente na iluminação de Natal, que irá estar distribuída por cerca de meia centena de locais do concelho, com a utilização de mais de 700 elementos decorativos, e na colocação de instalações de Natal de destaque, na Praça Stephens, com bolas gigantes, e no Parque da Cerca onde estará a grande novidade deste ano, uma árvore de Natal com 20 metros de altura, com acesso ao seu interior e bolas gigantes iluminadas no lago.

No Largo da República, em Vieira de Leiria, vai estar instalada uma tenda para acolher o Mercado de Natal e ateliês infantis, de 14 a 22 de dezembro.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, esclarece que “este ano voltámos a apostar nas comemorações de Natal, com ainda mais animação e iluminação, tendo-se registado um aumento do investimento. Queremos que o vasto programa de animação e Natal que vamos apresentar seja atrativo para a nossa população e todas as outras pessoas que queiram aproveitar as nossas atividades para visitar o concelho”.

Para a presidente há ainda a destacar “a preocupação do Município com as associações de solidariedade social do concelho, uma vez que as receitas da Pista de Gelo revertem integralmente a favor dos Bombeiros da Marinha Grande e de Vieira de Leiria e da Associação São Silvestre da Moita”. “Os consumidores que fizerem compras no comércio tradicional do concelho no valor mínimo de 20 euros vão poder apresentar a respetiva fatura e ter acesso gratuito à Pista de Gelo”, continua.

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO DE NATAL NA MARINHA GRANDE

30 de novembro

Circuito musical com a Marching Band, a acompanhar as várias atividades.

16h00 - Inauguração da exposição "Sopros de Natal, adornos artesanais em vidro - Coleção ViCO"
Museu do Vidro
Patente de 30 de novembro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020
Horário: de terça feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Últimas entradas às 12h30 e 17h30.
Sopros de Natal apresenta um conjunto de cerca de 160 adornos de natal em vidro da Coleção ViCO (Galiza, Espanha), fabricados e pintados de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades. Os enfeites de vidro para a árvore de Natal foram soprados pela primeira vez em Lauscha, uma cidade conhecida pelo fabrico de vidro na Turíngia, Alemanha, no primeiro terço do século XIX. Com o passar do século, o seu fabrico foi estendido a outros territórios alemães ou que estavam na esfera da influência do seu império, como Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia) e de lá foram exportados para os restantes países da Europa. A exposição Sopros de Natal pretende dar a conhecer estas pequenas jóias natalícias e a sua história, através de uma seleção de peças de variadas temáticas relacionadas com o Natal, produzidas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, França, Polónia, República Checa e Rússia.

17h00 - Inauguração do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira
Receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
O Presépio de Filipe Ferreira regressa pelo 5º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro Tradicional da Marinha Grande. Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 20ª edição.
Este ano o Presépio ocupará uma área de cerca de 45 metros quadrados, e será composto por mais de um milhar de peças, incluindo inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.
Como é característica do Presépio tradicional português, não vão faltar a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas!
Para além da cabana, com a representação do Nascimento de Jesus, poderão encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro; uma área mais reservada aos trabalhos rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho, entre outros; e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.
Para dar mais vida à mostra, existem dezenas de elementos com movimento, entre eles, moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, não faltando também um parque infantil ou um lago com patos em movimento e até os guardas no castelo. A água também marca presença com novas cascatas e várias fontes de água. O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, com uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.
Para a edição de 2019 foram elaboradas novas peças, algumas delas com movimento, como é o caso dos rebanhos de ovelhas, ou dos homem a jogar às cartas, houve também a construção de novas oficinas de ofícios, mais pormenorizadas, entre outras novidades que tornam este Presépio singular na Região!

O presépio está patente de 30/11/2019 a 10/01/2020
Horário:
De Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00
Dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

18h00 - Inauguração da Iluminação de Natal
Início na Praça Stephens, seguindo para a Árvore de Natal do Parque da Cerca.
Este ano, a Câmara Municipal apostou na iluminação de Natal do concelho, com a colocação de mais de 700 elementos decorativos, distribuídos por cerca de 50 locais do concelho.
Destacam-se as instalações de Natal na Praça Stephens e a esplêndida Árvore de Natal de 20 metros de altura no Parque da Cerca, que prometem encantar todos os visitantes.

NATAL NA CERCA
Parque da Cerca - de 08 a 31 de dezembro

O “Natal na Cerca” contará com uma Pista de Gelo Solidária, a Casa do Pai Natal e um Mercadinho de Natal e tantas outras atividades de animação, num espaço único, de diversão.
A Casa do Pai Natal está recheada de surpresas e muita animação. Nela podes encontrar todos os dias ateliês, jogos tradicionais, espetáculos, e muito mais....Vem daí! Junta-te à Festa!

Horário:
Segunda a quinta, das 14h00 às 20h00;
Sextas-feiras, das 14h00 às 22h00;
Sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00;
Domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00;
Dias 24 e 31 de dezembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
Dia 25 de dezembro, encerrado.

8 de dezembro
14h30 - Abertura do Recinto “Natal na Cerca”e inauguração do Mercadinho de Natal
O principal objetivo deste Mercadinho é promover um espaço solidário, que permita às associações de cariz social do concelho da Marinha Grande, darem a conhecer as atividades que dinamizam, através da venda de produtos realizados por cada uma delas, nomeadamente, produtos relacionados com a quadra natalícia, quer se trate de artesanato tradicional, contemporâneo, trabalhos manuais, pintura, produtos regionais, produtos da terra, ou outros.

15h00 - Inauguração da Pista de Gelo Solidária, com espetáculo de patinagem artística
Este ano a Pista de Gelo Solidária traz muitas novidades. No espaço pode encontrar-se, além da Pista de Gelo, a área “Snowland”, para construção de bonecos de neve e diversão na neve artificial.

16h00 - Chegada do Pai Natal
O Pai Natal chega à Marinha Grande, e com ele vêm os Duendes de Natal, os gigantes soldadinhos de chumbo, o Urso Polar e o Boneco de Neve, todos acompanhados pela Yellow Jackets Band. Junta-te à festa e aproveita para tirares muitas fotos!!!

10, 12, 16, 17 e 18 de dezembro
16h30-18h30 . Tenda “Casa do Pai Natal”
Ateliê - “Enfeita o teu Natal”
Aqui no ateliê de natal,
Rolhas de cortiça vamos usar,
Enfeitamos o teu Natal
Aproveitamos e estamos a reutilizar!!

14 de dezembro
Sessões às 15h00 e 17h30 - Tenda Casa do Pai Natal
Na Tal Estrela
Na noite de Natal Rita, depois de receber as prendas, não deixa os seus irmãos brincar com os seus brinquedos novos e por isso vai de castigo para o quarto dormir.
Nessa noite sonha que chega a uma estrela que todos os dias observa da sua janela e descobre que lá os habitantes são mais pequenos do que ela, fofinhos e cheios de pelo.
Rita fica maravilhada e prontamente quer brincar com aqueles novos amigos! Porém estes não deixam explicando-lhe que naquela estrela ninguém pode brincar a não ser sozinho e que é expressamente proibido ajudar os outros.
Rita fica muito triste ao perceber que brincar sozinha não é tão divertido como partilhar as brincadeiras com os outros e jura para si própria nunca mais ser egoísta com os seus irmãos ou com ninguém.
Pouco a pouco Rita convence aqueles seres a viver de uma forma muito mais alegre num espírito de entreajuda através de uma série de peripécias e aventuras.

Texto Original e Encenação: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Produção: S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos
Duração : 30 minutos
Classificação: maiores de 4 anos
Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

16h00 - Tenda “Casa do Pai Natal”
Apresentação do livro infantil “O Amiguinho e a Luzinha Mágica”, da autoria de Melanie Simões
Uma viagem de um anjinho com asas demasiado pequeninas para voar inspira-nos a confiar em nós e acreditar que somos perfeitos tal como somos e que tudo o que é necessário para ser feliz e realizar os nossos sonhos já existe dentro de nós

16h00 - Casa da Cultura Teatro Stephens
As Grandes Canções de Natal do Cinema por Vox Angelis
Trata-se de um Concerto de Natal que funde os grandes clássicos de Natal tais como Adeste Fideles; Noite Feliz, Noite de Amor; Deck the Halls; Gloria in Excelsis Deo; etc; com os grandes temas natalícios de Hollywood dos anos 50, 60 e 70, canções cantadas por Judy Garland, Nat King Cole, Frank Sinatra, tais como Have Yourself a Merry Little Christmas; White Christmas; Jingle Bell Rock; The Christmas Song; etc; e alguns temas de filmes que, não sendo de Natal, passam sempre nesta altura e estão, por isso, associados a ele, tais como Somewhere over the Rainbow (Feiticeiro de Oz) e Edelweiss (Música no Coração).
Ficha artística Vox Angelis - 2 vozes e 1 pianistaDuração: Aprox. 60 mClassificação Etária | M/6 anos

15 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Workshop de Hip Hop
16h00 - Oficina dos Sons
17h00 - Yoga para crianças
Sport Operário Marinhense

18h00 - Apresentação do livro "A Folhinha" da autora Fátima Faria
A folhinha tinha medo de seguir o seu ciclo de vida. Quando ela confia e segue em frente, descobre vários gestos de puro amor e altruísmo. Apesar de ir ter uma vida diferente, a felicidade, amizade e o companheirismo podem sempre continuar.
O ciclo natural das coisas, até ser compreendido, pode despertar em nós sentimentos e sensações que fazem parte da nossa evolução. A folhinha descobriu isso, quando se deixou levar no sopro do amigo vento.

19, 20, 23, 26 e 27 de dezembro
10h00 às 13h00 - Auditório da Resinagem
Ateliês de Materiais Reciclados

19 de dezembro -“Dá uma nova vida ao teu papel”
Neste ateliê as crianças vão explorar as variadas potencialidades do papel e do cartão e reinventá-lo.
Limite de 15 participantes
Idade: dos 7 aos 12 anos

20 de dezembro - “Reutilizar com Arte”
Neste ateliê há materiais que se vão transformar e ganhar uma nova vida através da imaginação das crianças.
Limite de 15 participantes
Idade: dos 7 aos 12 anos

23 de dezembro - “Reciclando Histórias”
Reciclar é saber ver de novo.
Este ateliê vai ao encontro de um novo olhar e atuar num território conhecido de uma História. Vamos trabalhar juntos, com as nossas Ideias.
No final da manhã, temos uma pequena representação, autentica e original , da história conhecida de todos … que nós reciclámos e agora é muito nossa!
Limite de 15 participantes
Idade: dos 6 aos 12 anos

26 de dezembro - “Estrelas em Origami”
O Natal está aí e com magia vamos reutilizar papel e criar enfeites originais através da técnica de dobragem.
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 9 aos 12 anos

27 de dezembro - “A brincar a brincar… Vamos criar”
Neste ateliê vamos reutilizar materiais e construir livremente, objetos, brinquedos, esculturas, partindo apenas da imaginação de cada criança.
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 7 aos 12 anos

A participação nos ateliês está sujeita a inscrição prévia.
Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail:
casadarvore.abcnatur@gmail.com
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.
Oficinas inseridas na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

16 e 17 de dezembro
15h00 . Tenda “Casa do Pai Natal”
Hora do Conto

19 e 20 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
Planetário itinerante: “A Nossa Casa é um Planeta”
Ação de sensibilização onde através de uma abordagem inovadora, projeção de filmes em formato fulldome 360º, é abordado o tema da educação ambiental.
As temáticas apresentadas na Ação de Educação Ambiental “A Nossa Casa é Um
Planeta”assentam na Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por conceitos de Reutilização, Restauração e Renovação. De tal maneira, a ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.
As ações de sensibilização são cofinanciadas pelo POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

Necessário inscrição prévia para escolas e ATLs para o email: dome360.oi@gmail.com

Atividade dinamizada pela VALORLIS

21 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Hip-Hop Dance - Ginásio Fisicoloucura
16h00 - Dança - Nellys Dance
17h30 - Yoga para crianças - Sport Operário Marinhense

18h30 - Apresentação do livro "Lucky" da autora Ana Cristina Luz
O livro é da Textiverso, ilustrado pela Tânia Bailão e por cada exemplar vendido, um euro reverte a favor da APAMG

22 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
16h00 -“O Natal Travesso”
Chega a véspera de Natal e os presentes estão quase a chegar, mas antes da meia-noite, há muito que preparar: acender a lareira, decorar a árvore, o copo de leite, uma bolacha em cima da mesa, uma cadeira confortável, pendurar a meia, acender as luzes... Tudo o que nossos dois Duendes, Claus e Gobe, terão de fazer para saber que presentes irão receber. Mas será que estes dois duendes, travessos e trapalhões sabem o que estão a fazer? Só as crianças os podem ajudar para que este Natal seja espetacular.
“Um Natal Travesso” é um espetáculo itinerante, alusivo ao Natal, recheado de malabarismos, equilíbrios, magia e muita comédia.
Duração 40m

17h30 - Demonstração de Dança - Rosales Ballet - Espaço de Arte em Movimento

23 e 26 de dezembro
17h30
Hora do Conto na “Casa do Pai Natal”

23, 27 e 30 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00-17h00
Ateliê - “Enfeita o teu Natal”
Aqui no ateliê de natal,
rolhas de cortiça vamos usar,
Enfeitamos o teu Natal
Aproveitamos e estamos a reutilizar!!

28 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
15h00 - Musical de Natal e Hip-Hop - ATL Zig Zag
16h30 - Workshop de Danças do Mundo - Sport Operário Marinhense
17h30 - Oficina dos Sons - Sport Operário Marinhense
18h30 - Yoga para Crianças - Sport Operário Marinhense

29 de dezembro
Tenda “Casa do Pai Natal”
14h30 -15h30 Workshop de Esgrima - Arioso - Conservatório de Artes da Marinha Grande
16h00 - Espetáculo de Magia
O mágico conta com a ajuda do público para apresentar as suas magias, de uma forma divertida. Deixa-te entrar no Mundo do faz de conta, onde a Magia é uma constante.
Duração 45m
17h30 - Dramatização de Historia de Natal "Uma carta especial"
Duração 30m
Arioso - Conservatório de Artes da Marinha Grande
18h00 - O Natal dos Instrumentos
Arioso - Conservatório de Artes da Marinha Grande

Vieira de Leiria
Largo da República

Mercadinho de Natal
14 a 22 de dezembro

15 e 22 de dezembro . 15h00 às 17h00
Ateliê - “Enfeita o teu Natal”
Aqui no ateliê de natal,
Rolhas de cortiça vamos usar,
Enfeitamos o teu Natal
Aproveitamos e estamos a reutilizar!!

(Este programa pode sofrer alterações por motivos imprevistos)