Reunião do Observatório com a presença do ICNF

Presidente da Câmara Municipal e Coordenadora do Observatório do Pinhal do Rei

REUNIÃO DO OBSERVATÓRIO COM PRESENÇA DO ICNF

“No dia 12 de agosto, reunimos novamente o Observatório do Pinhal do Rei com o grande objetivo de perceber o estado dos trabalhos no Pinhal. Para isso mesmo, convidámos o ICNF para fazer um ponto de situação aos membros do observatório e responder a todas as perguntas e dúvidas que qualquer membro deste órgão tivesse.

Os responsáveis pelo ICNF disseram ao Observatório que já foram vendidos 3800 hectares de material lenhoso ardido (com um valor de receita de 13.6 milhões de euros) e que faltam cortar cerca de 1800 hectares desse material. Neste momento, são 1089 os hectares em que já houve reflorestação do ICNF, da Câmara Municipal e da sociedade civil, através do voluntariado de associações, empresas e fundações.

No que toca ao fecho das estradas florestais decorrentes da instabilidade causada pelo furacão Leslie no pinhal que sobreviveu ao incêndio, segundo o ICNF, desde o mês passado que há uma empresa a intervir junto às estradas florestais criando 78 km lineares de faixas de segurança, o que possibilitará a abertura em condições de segurança de algumas estradas.

O Observatório do Pinhal do Rei pediu igualmente ao ICNF que tenha uma postura pública mais aberta, transparente e comunicativa de forma a manter as entidades, mas especialmente os Marinhenses, informados sobre tudo o que se passa no pinhal.”

Cidália Ferreira
Presidente da Câmara Municipal Marinha Grande