Câmara reforça apoio financeiros aos bombeiros

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e os presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, assinam esta terça-feira, 16 de julho, pelas 16h00, no Edifício dos Paços do Concelho, uma adenda ao protocolo de cooperação e um protocolo para a comparticipação da aquisição de uma ambulância para cada corporação, reforçando assim o apoio financeiro vigente para o ano 2019.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande é concedida uma verba adicional de 40 mil euros e a corporação de Vieira de Leiria recebe um apoio financeiro adicional de 15 mil euros.

Recorde-se que no dia 21 de dezembro de 2018 foram assinados os protocolos com ambas as associações, tendo sido atribuídos 190 mil euros aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e 70 mil euros aos Bombeiros de Vieira de Leiria, destinados às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros.

Os protocolos, bem como a adenda que agora vai ser assinada, vigoram até ao dia 31 de dezembro de 2019 e são estabelecidos dado que os bombeiros são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens e o “inequívoco interesse público” da sua missão.

Além das adendas aos protocolos, é assinado um outro acordo, que atribui a cada corporação 60 mil euros, que visa a aquisição de uma ambulância de socorro (Tipo B) e equipamentos auxiliares, no âmbito da prestação de cuidados de emergência e socorro às populações.