Marinha Grande recebe missão empresarial de Cabo Verde

A Marinha Grande é a cidade anfitriã de uma missão empresarial de Cabo Verde, que se realiza nos dias 19 e 20 de julho, que tem como objetivo conhecer o tecido empresarial e de formação profissional do concelho.

A comitiva de Cabo Verde é liderada pelo vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que vem acompanhado do diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde, Paulo Santos, entre outros representantes de entidades ligadas à área empresarial.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, congratula-se “com a realização desta visita, na medida em que o Município tem procurado aprofundar parcerias com outros países, nomeadamente da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que contribuam para dinamizar iniciativas criadoras e/ou preventivas de emprego e dinamizar estratégias de desenvolvimento regionais e transnacionais”.

No âmbito desta missão, “pretendemos conjugar esforços dos agentes económicos, educativos e sociais da região, no sentido do alargamento da cadeia de valor associado às indústrias e à formação profissional, visando a coesão (pelo emprego) de ambos os territórios”, acrescenta a presidente.

Cidália Ferreira refere ainda que “sabemos das carências de mão-de-obra especializada na região Centro, concretamente no setor dos moldes e metalomecânica, pelo que importa fomentar parcerias transnacionais, que contribuam para diminuir esta lacuna”.

O programa da visita é o seguinte:

19 de julho de 2019 . sexta-feira

11h00 . Sessão de boas vindas na Câmara Municipal da Marinha Grande
11h45 . Visita ao Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e encontro com parceria portuguesa para a formação profissional em metalomecânica e CNC (Computer Numeric Control)

15h00 . Visita à Incubadora de Empresas OPEN
16h00 . Visita ao Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
17h15 . Visita ao CDRSP - Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (Unidade de Investigação Científica) do Politécnico de Leiria
21h30 . Espetáculo Musical na Casa da Cultura Teatro Stephens

20 de julho de 2019 . sábado

09h00 . Visita a uma fábrica de vidros
10h00 . Visita ao Museu do Vidro
11h00 . Visita ao Núcleo de Arte Contemporânea e Exposição "Esculpir o Aço"
12h30 . Visita de caráter turístico à Praia da Vieira e São Pedro de Moel.