PODER DE ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DAS MATAS VOLTA À MARINHA GRANDE

"
Congratulo-me muito com a instalação do Departamento Nacional de Gestão das Matas Públicas na Marinha Grande, conforme anunciado hoje pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
Esta é uma grande vitória para o território da Marinha Grande e para toda a zona centro. Ao longo dos últimos dois anos, tenho lutado muito através de pedidos informais e formais para a criação deste departamento nacional e para que ele fosse sediado na Marinha Grande. Para mim esta questão é simples: o maior poder de decisão sobre as florestas e matas deve estar perto do maior conhecimento científico deste assunto, logo não poderia haver melhor concelho que a Marinha Grande para a instalação desta estrutura orgânica. Como presidente da Câmara, congratulo o Ministro Capoulas Santos e secretário de estado Miguel Freitas pela decisão e como Marinhense, sinto um grande orgulho por ver o papel da Marinha Grande reconhecido ao fim de tantos anos. Este departamento, que vai coordenar tudo o que se faz nas matas públicas, segundo o governo, contará com 18 milhões de euros para a recuperação das áreas ardidas das matas do litoral e com pelo menos 10 técnicos. Durante o mês de julho aguardamos mais notícias sobre a implementação desta entidade na Marinha Grande."

Cidália Ferreira

Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande