Marinha Grande tem Gabinete de Inserção Profissional

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, e a diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Leiria, Paula Vaz, assinaram o protocolo de criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Marinha Grande, no passado dia 19 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O GIP vai funcionar no edifício da Câmara Municipal, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo, mas será instalado numa fase posterior no Centro Empresarial da Marinha Grande, na Zona Industrial, após a conclusão das obras de beneficiação daquela infraestrutura municipal.

A presidente da Câmara congratula-se com a criação do GIP “uma vez que vai ao encontro de um dos objetivos do PTE-D - Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande, nomeadamente no que diz respeito à valorização das qualificações dos recursos humanos existentes; reforço e valorização do potencial do sistema local de inovação e fomento da capacidade de iniciativa empresarial local”.

Cidália Ferreira salienta ainda que “esta iniciativa vai permitir um maior apoio e encaminhamento de jovens e adultos desempregados, a valorização dos ativos e o incentivo do empreendedorismo”.

O GIP tem como objetivo reforçar a atuação do Serviço Público de Emprego no apoio à inserção profissional dos desempregados, com capacidade de atuação em proximidade aos territórios e às populações e em estreita articulação com a rede de Serviços de Emprego. Pretende-se ainda promover o acesso às oportunidades educativas e formativas e desenvolver uma atitude empreendedora de abordagem ao mercado de trabalho.

O Gabinete vai prestar apoio a jovens e adultos desempregados no percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o IEFP .

O GIP vai desenvolver atividades como:

- Ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora;

- Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação;

- Divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos;

- Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;

- Encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego;

- Apoio à inscrição online dos candidatos a emprego

- Outras atividades consideradas necessárias, pelos serviços de emprego, para apoio à inserção profissional dos desempregados.