Escola Guilherme Stephens é Campeã Nacional do Desporto Escolar

Setúbal recebeu a organização 2019 dos campeonatos Nacionais do Desporto Escolar de Iniciados juntando em competição mais de mil atletas, acompanhados por professores e alunos voluntários, num total de cerca de 1300 participantes. Em competição estiveram os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das 5 Direções de Serviços do Ministério da Educação.

O Agrupamento de Escolas Marinha Grande, através do grupo-equipa de Andebol Femininos, carimbou o acesso ao nacional, depois de ter vencido a fase CLDE Leiria e posteriormente a fase Regional Centro. Na disputa do título de campeão nacional, estiveram em competição a EBS Aquilino Ribeiro, Oeiras (DSR Lisboa Vale do Tejo), AE Alpendorada (DSR Norte), ES P. António Martins Oliveira (DSR Algarve) e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente (DSR Centro).

A comitiva Marinhense acompanhada pelo Professor João Teixeira e pelo juiz árbitro Ariana Roque disputou tão importante prova com as alunas Carina Nogueira, Cátia Olaio, Eliana Correia, Fabiana Lúzio, Francisca Teixeira, India Jesus, Leonor Marques, Maria Teixeira, Matilde Henriques, Rita Silva, Rute Lourenço,Sara Magalhães e Soraia Ribeiro que se bateram de forma exemplar com as equipas participantes.

À redação, a capitã de equipa Maria Miguel, referiu que “o resultado obtido é fruto de muitos anos de trabalho na escola, num projeto que se iniciou no 5º ano de escolaridade. Somos um grupo de amigas muito próximas e o compromisso de todos associado ao empenho e a vontade de superar as dificuldades foram determinantes. Queríamos este título não só para a escola, mas também como reconhecimento do apoio que sempre tivemos do nosso diretor Professor Cesário Silva e do Professor João Teixeira. Estamos muito felizes e este resultado marcará um lugar especial na nossa vida tanto desportiva como pessoal”.

Quem também marcou presença nestes campeonatos nacionais, foram os Encarregados de Educação das alunas, tendo o Pavilhão Vendas de Azeitão sentido o precioso apoio nesta fase decisiva.

A vitória foi alcançada na final com a EBS Aquilino Ribeiro, onde as jovens Marinhenses demonstraram uma enorme capacidade de entrega, vencendo por 23-15.
A cerimónia protocolar de entrega de prémios teve a presença do Coordenador Nacional do Desporto Escolar Dr. Rui Carvalho, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo grupo equipa e pela entrega e dedicação dos alunos ao Desporto Escolar, enfatizando a importância de “ fomentar a prática desportiva e o convívio entre jovens de todo o país, segundo princípios desportivos e de cidadania, de estilos de vida saudável e da formação integral como indivíduos” .

Depois da organização do corta-mato nacional do desporto escolar na Marinha Grande, após a valorização do Desporto Escolar e do reconhecimento Sr Secretário de Estado João Paulo Rebelo no projeto Desporto Escolar Território – Judo4all, este resultado desportivo de Campeãs Nacionais Andebol, é um culminar de um ano letivo único, referiu o coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento Prof. João Teixeira.

Os Campeonatos Nacionais são uma organização conjunta da Direção-Geral da Educação e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, sob a égide do Ministério da Educação, em parceria com Câmara Municipal de Setúbal e com o apoio das Federações Desportivas.

Fonte: Escola Guilherme Stephens

imagem2