MARINHA GRANDE, A CASA DA CIÊNCIA Recebe abertura da 155.ª edição do 'European Study Group with Industry”

O Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedorismo da Câmara Municipal da Marinha Grande, está a apoiar a 155.ª edição do "European Study Group with Industry (ESGI)" organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) e o Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria (IPLeiria), em parceria com a Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) e o Consórcio Europeu da Matemática na Indústria (ECMI).

Esta segunda feira, dia 01 de julho, no Edifício da Resinagem, decorreu a sessão de abertura deste evento, no qual, ao longo de quatro dias, alunos portugueses e estrangeiros, com o apoio de investigadores, vão resolver problemas matemáticos com aplicação direta à indústria em algumas empresas e nos polos académicos do IPL.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, "As Instituições de ensino e, nomeadamente, o IPL, têm vindo a desenvolver um trabalho brilhante na área do ensino e da investigação, pensando e agindo de uma forma global, com uma visão de abertura e de trabalho conjunto entre a escola, as empresas e a sociedade, numa perspetiva de trabalho em rede, em que o conhecimento, a experiência e o contributo de todos, académicos, empresários e estudantes, irá contribuir cada vez mais para “num contexto colaborativo” enfrentar desafios globais".

"Cada vez mais, as mentes criativas e empreendedoras têm um papel decisivo nos destinos da humanidade” afirmou a presidente na cerimónia de abertura desta 155ª edição da ESGI. “Na indústria marinhense, para além de uma enorme tradição industrial e empreendedora, há uma superestrutura que garante que há um plano macro que continuamente potencia a criação empresarial e industrial. Com a proximidade física e protocolar entre entidades como a OPEN, o CENTIMFE, a Pool-net, o CDRSP e o Centro de Formação do IEFP, temos um cluster de ciência e conhecimento aplicados à indústria que obtém externalidades positivas incríveis para todo o nosso mundo empresarial.” concluiu a autarca para quem “A Marinha Grande foi, é e será sempre a casa da ciência, da engenharia e do design em Portugal.”.

Mais informação em http://esgi.ipleiria.pt/