Mais de 130 atividades animam as praias do concelho 2019

São mais de 130 as atividades a decorrer na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, entre 11 de junho e 21 de setembro, no âmbito do programa de animação da época balnear, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com as associações do concelho.

Na apresentação das iniciativas agendadas, que ocorreu no passado dia 6 de junho, no Auditório da Resinagem, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, salientou que “queremos afirmar as nossas praias como um produto turístico do nosso concelho e, para isso, investimos na programação, trabalhando em parceria com as coletividades, envolvendo voluntários e cidadãos nas nossas atividades”.

Cidália Ferreira declarou que “a maior riqueza do nosso território é poder oferecer grande variedade de recursos e locais de interesse. Este ano preparámos uma programação tendo em conta a natureza das nossas praias”.

A presidente adiantou que “teremos concertos para miúdos e graúdos, animação infantil, insufláveis, pinturas faciais e jogos tradicionais, atividade física no areal e muito mais para todos os públicos e todas as idades. Para além de tudo isto, teremos livros na Praia, durante toda a época balnear, quer em S. Pedro, quer na Vieira”.

Do programa já confirmado constam mais de 130 iniciativas culturais e desportivas, destinadas aos vários tipos de público e faixas etárias. A agenda de iniciativas integra concertos de música popular, pop, rock e alternativa; bailes e arraiais; feiras de artesanato; arruadas com grupo de música e teatro de rua; provas desportivas; ateliês infantis; artes circenses; promoção do livro e da leitura; e mostras de gastronomia.

Na Praia da Vieira, o programa decorre de 29 de junho a 14 de setembro. De 29 de junho a 1 de setembro, tem lugar a iniciativa “Livros na Praia - Mercado do Livro”. Todos os sábados, o Largo dos Pescadores recebe um concerto, a partir de 6 de julho. Entre 17 de julho e 18 de setembro, há bailes promovidos pela Biblioteca de Instrução e Recreio, no Largo 1º de Maio, todas as quartas-feiras. De 9 de julho a 12 de setembro, as manhãs de terças e quintas-feiras, são ocupadas com atividades físicas, no areal da praia.

De entre as iniciativas culturais a realizar naquela praia da freguesia de Vieira de Leiria, destaque para a festa de abertura da época balnear, nos dias 6 e 7 de julho; e o Festival do Carapau, nos dias 27 e 28 de julho.

São Pedro de Moel reserva espetáculos à sexta-feira, na Associação Moher, de 29 de junho a 23 de agosto; e concertos nas noites de sábado, na Praça Afonso Lopes Vieira, de 15 de junho a 21 de setembro, promovidos pela Protur. Realizam-se ações de promoção da atividade física, todas as quartas-feiras, de 10 de julho a 28 de agosto, no areal da praia; sunset’s, aos domingos, 16 de junho a 15 de setembro, no Hotel Mar & Sol; e “Livros na Praia - Mercado do Livro “, de 29 de junho a 1 de setembro.

Destaque ainda para os ateliês infantis da natureza, de 8 a 12 de julho e de 12 a 16 de agosto, no Posto de Turismo de São Pedro de Moel; a Criativ(a)rte - Feira de Artes, nos dias 10 e 11 de agosto, no Jardim do Bambi; e o Festival Afonso Lopes Vieira, de 23 a 25 de agosto, em vários locais de São Pedro de Moel.