Hoje
Máx C
Mín C

Aplicação para “mapear” lixo marinho

Lixomarinho 1 728 2500

 

A plataforma Lixo Marinho (lixomarinho.app), é a mais recente aplicação que permite fazer uma contagem simples do lixo proveniente dos oceanos em praias da costa portuguesa, durante ações de limpeza das mesmas, visando funcionar como observatório nacional de lixo marinho. O objetivo é sensibilizar a comunidade para este problema e alertar as entidades competentes para a urgência de tomar medidas capazes de o atenuar. 

Este projeto foi desenvolvido por investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Universidade de Coimbra em parceria com a APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho – Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

A contagem simples, composta por 20 itens – que representam os materiais e resíduos que mais se registam nas praias de Portugal –, indica as tendências dos tipos de lixo ao longo do tempo. Os dados recolhidos ficam disponíveis para todos os utilizadores, registados de forma gratuita, que queiram colaborar, contribuindo para a redução e mitigação do lixo marinho.

"Sensibilizar a população para o combate ao lixo marinho, contribuindo para a preservação dos oceanos, e alertar as entidades competentes para a urgência na adopção de medidas que permitam mitigar este grave problema ambiental global" é o principal objectivo da plataforma lixomarinho.app.

Registe-se em: https://bit.ly/2J9tMRP