Discurso proferida pela presidente da Câmara nas comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril

Discurso proferido pela Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, às 00h00 do dia 25 de abril de 2019, na varanda dos Paços do Concelho

"Viva o 25 de Abril!
25 de Abril Sempre!

A noite que hoje celebramos, foi por muitos desejada sem nunca a terem testemunhado. Foi por muitos sonhada, sem que a tivessem visto tornar-se realidade. Foi por muitos ensaiada, sem que a tivessem realizado.

Nesse tempo, já tão distante mas sempre tão presente, mergulhados no meio da escuridão de um regime que oprimiu, que violentou, que amordaçou, que matou!, houve ainda assim tantos homens e mulheres que se ergueram, não se deixando vergar pela dor e pelo sofrimento, homens e mulheres que se fizeram farol a iluminar a noite mais escura, que profetizaram a chegada de uma nova aurora.

Nesta noite celebramos a Memória de todos esses homens e de todas essas mulheres que lutaram e deram a sua vida pela Liberdade que hoje é de todos nós!

Celebramos a Memória de todos os Prisioneiros e Exilados, que foram despojados da sua dignidade, roubados às suas famílias, traídos, abandonados e esquecidos; de todos os Pais e de todas as Mães que sacrificaram os seus filhos; de todas as esposas que sacrificaram os seus maridos; de todos os filhos que foram privados dos seus Pais.

Celebramos a Memória daqueles que também aqui, na Marinha Grande, lutaram e se sacrificaram pela sua Pátria e pelos seus Concidadãos, no Movimento Operário do 18 de Janeiro. De todos aqueles que, tantas vezes, de olhos rasos de lágrimas, de coração apertado, de nó na garganta, se levantaram e foram foco de luz e de esperança para o futuro que hoje é o nosso presente.

Mas esta noite é também para celebrarmos tudo quanto construímos nestes 45 anos de Democracia e de Liberdade no nosso país e, sabendo o quanto nos custou alcançá-lo, recordarmos que é unidos que jamais seremos vencidos.

Quando um pouco por toda a Europa crescem e ganham força movimentos políticos, e alguns países se instauram novos regimes nacionalistas, fascistas e totalitários, nós Portugueses temos de continuar a resistir e pela força do nosso voto impedir que Portugal volte a um passado de obscurantismo e isolacionismo, de opressão e repressão das liberdades individuais e coletivas.

Mantenhamos erguida a bandeira da resistência em defesa dos Valores de Abril!

Pelos Direitos de todos os Trabalhadores!

Pelos Direitos das Minorias, dos mais indefesos e dos mais desprotegidos!

Pela Educação Pública, para todos!

Pelo Sistema Nacional de Saúde, para todos!

Pela Proteção Social no desemprego, na doença, na terceira idade!

Pela Justiça e pela Igualdade Social!

Esta é a nossa luta, a luta pela Liberdade e pela Democracia!

Uma luta que não é apenas do passado, porque a luta pela Liberdade e pela Democracia é de hoje e é para continuar amanhã!

Unidos, jamais seremos vencidos!

Viva o 25 de Abril!

Viva a Marinha Grande!"