Câmara da Marinha Grande reuniu Comissão Municipal de Defesa da Floresta para aprovar Plano Operacional Municipal de 2019

Reuniu, no passado dia 15 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta da Marinha Grande, onde foi apresentado, discutido e votado do Plano Operacional Municipal (POM) da Marinha Grande, para o ano de 2019. A reunião foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, tendo o POM 2019 sido aprovado por unanimidade.

Esta reunião na qual esteve também, Luís Guerra Marques, presidente da Assembleia Municipal, contou com a presença de representantes do ICNF, agentes de Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Autoridades Militares e Policiais, bem como, representantes das entidades públicas locais, nomeadamente das freguesias de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, entre outras entidades.

Vasco Fernandes, da Proteção Civil Municipal, efetuou a apresentação do POM, e destacou que com este plano se pretende congregar as ações de todas as entidades envolvidas na prevenção dos incêndios, havendo muito trabalho a realizar em conjunto.

Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, agradeceu à Proteção Civil Municipal, o excelente trabalho desenvolvido, bem como “O empenho de todas as entidades que têm vindo a reunir esforços para, em sintonia, trabalharem em prol da sensibilização, proteção e segurança das populações no que toca à prevenção dos incêndios. Só trabalhando em rede conseguimos dar resposta às necessidades em causa”.

O POM 2019 é um documento no qual se enumeram, descrevem e contabilizam os meios e recursos humanos incluídos no Dispositivo Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no concelho da Marinha Grande. No documento descrevem-se ainda os procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, sensibilização, fiscalização, vigilância, deteção, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.

O POM 2019 estará disponível para consulta, no site da Câmara Municipal da Marinha Grande, divulgando-se assim, junto das populações, o esforço conjunto dos agentes e entidades de proteção civil para a redução dos incêndios e das suas consequências.

A Câmara Municipal da Marinha Grande reforça ainda o apelo a todos os proprietários e produtores florestais para que façam a limpeza da vegetação, particularmente à volta das suas casas, sendo esta a melhor forma de prevenir um incêndio que coloque em risco pessoas e bens.

Consulte o POM 2019 aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em https://bit.ly/2INkc6n