DISCURSO DO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE NA INAUGURAÇÃO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

DISCURSO DO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE, TELMO REIS

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA XII SEMANA DA EDUCAÇÃO E JUVENTUDE
«DÁ LUZ ÀS TUAS IDEIAS – ANO INTERNACIONAL DA LUZ»

05 MAIO 2015

Casa da Cultura – Teatro Stephens

"Boa tarde, é com muito prazer que hoje estou aqui com alguns dos meus colegas, para nos apresentarmos como Conselho Municipal da Juventude.

O Conselho Municipal da Juventude foi instituído no passado dia 10 de Abril e desde lá até então muita tem sido a vontade, as ideias e a dedicação dos seus membros para agarrar o projeto e fazer algo de valor, novo, diferente e com qualidade para os jovens (e não só jovens) do nosso Concelho.

O Conselho Municipal da Juventude é composto por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário e dois Relatores, sendo a sua mesa composta por um Presidente e dois Secretários.
Passo então a apresentar o Conselho Municipal da Juventude:

Presidente – Telmo Reis (PS)
Vice-Presidente – Vanessa Rocha (MPM)
Secretário – Rúben Santos (AEESEACD)
Relatores – Rafael Cardeira (+Concelho) e Maria Loureiro (CDU)
A mesa tem como Presidente, o Rúben Santos e Secretários a Maria Loureiro e o Rafael Cardeira.

É nossa ambição chegar a todos os jovens da Marinha Grande e para isso precisamos do apoio e envolvimento de toda a comunidade, nomeadamente dos Conselhos Diretivos das Escolas e das Associações de Estudantes, bem como das Associações jovens do Concelho.

O Conselho Municipal da Juventude é uma novidade para todos os envolvidos neste, todos sabemos que deriva da Lei Nº 6/2012 e como tal devemos regular-nos por ela e obedecer-lhe, no entanto cada Concelho tem a sua realidade e por isso pretendemos adequar o nosso campo de atuação às necessidades dos jovens e de toda a população Marinhense. Fazendo assim o nosso melhor, apesar das dificuldades que são inerentes a tudo o que é novidade.
Para isso fazemos questão de estar presentes em atividades que se vão desenvolver no âmbito da Semana da Educação, visitando escolas e espaços onde as mesmas decorram.

Temos também durante a semana da educação 1 placard em 6 escolas do Concelho, Pinhal do Rei, Calanzans Duarte, EPAMG, CENFIM, Loureiro Botas e CLIC com a frase: "Como Jovem, Quero fazer a diferença, Posso mudar as coisas, porque o destino desta Cidade está nas minhas mãos. Na Marinha Grande eu quero..." e pede-se aos alunos que completem a frase com ideias para a nossa cidade, para os nossos jovens para a nossa população.

O Conselho Municipal da Juventude está ao dispor de todos e pretende trabalhar com todos os jovens e para todos os jovens, sendo também um polo dinamizador de infraestruturas existentes e da fantástica natureza que nos envolver, como a “catedral verde e sussurrante” e as nossas emblemáticas praias.
Assim como defender os interesses da população jovem da nossa Cidade. Ajudando a proteger os seus direitos e alcançar as suas ambições na medida do desejável e do possível.

É a juventude, o futuro do nosso país, é à juventude que associamos a garra, determinação e a não conformação com aquilo que julga não estar correto. Esperemos assim, que estas sejam as características dos jovens do nosso Concelho, como Terra que sempre reivindicou os seus direitos. E que assim se envolvam nas nossas atividades, nas nossas iniciativas de forma ativa e queiram ver a Marinha Grande cada vez mais uma Cidade para Jovens.

Termino, apelando a todos, as vossas ideias, o vosso contributo, para fazer crescer o Conselho Municipal da Juventude, para fazer crescer a Marinha Grande e as suas Gentes.

Muito Obrigado."

Telmo Rei