Marinha Grande aposta no sucesso da Rede Cultura 2027

Promovido pelo Grupo Executivo da Rede Cultura 2027 e pela Câmara Municipal da Marinha Grande, decorreu no passado dia 28 de março, no edifício da Resinagem,na Marinha Grande, um encontro com o objetivo de dar a conhecer aos agentes culturais do concelho, todo o processo que decorre da adesão da Marinha Grande a esta rede, que integra 25 municípios, e que teve início com base na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

Durante o encontro, em que estiveram a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, e a vereadora da cultura, Célia Guerra, entre representantes de diversas áreas culturais do concelho e do distrito, Paulo Lameiro, coordenador executivo da candidatura, apresentou a agenda da Rede Cultura 2027, os princípios estratégicos da mesma, e os seus órgãos de gestão.

A exemplo dos encontros que têm vindo a decorrer com todos os municípios que integram a Rede Cultura 2027, e onde cada um destaca as mais valias da sua adesão, a Presidente da Câmara da Marinha Grande, deu o seu testemunho sobre as características que destacam o concelho da Marinha Grande e que o tornam tão especial e importante, na integração desta candidatura: As nossas fantásticas praias de São Pedro de Moel e Vieira de Leiria, as paisagens idílicas que acompanham a orla costeira, a gastronomia, as pessoas que gostam de receber quem nos visita, as mais de 100 associações que trabalham em prol do nosso concelho, sendo de destacar a nossa singular história, marcada pela chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, em 1769, e que contribuiu para que a Marinha Grande tenha, até aos dias de hoje, um desenvolvimento industrial que nos coloca entre os melhores em todo o mundo.

Nas palavas da autarca:"O nosso Concelho é ímpar, distinto e diferente de todos os outros, mas estamos todos ligados num objetivo comum, e é precisamente por isso que temos esta excelente candidatura".

A Rede Cultura 2027

O projeto começou a ser delineado em 2015, com a intenção de Leiria assumir a candidatura a Capital Europeia da Cultura. Nos dois anos seguintes, foi constituído um grupo de missão que, após um exaustivo estudo e trabalho, concluiu pela constituição de uma Rede, tendo como prioridade a Cultura, à qual se foram associando os vários municípios e que são, atualmente, 25.

O arranque oficial da Rede Cultura 2027 teve lugar e 22 de fevereiro deste ano, com a assinatura do documento-compromisso, mas, em paralelo, têm decorrido e continuam a realizar-se encontros e reuniões, envolvendo os elementos do projeto e os agentes culturais de cada um dos municípios, que permitirá a criação de uma base de dados digital, com o objetivo de conhecer a oferta cultural de cada um dos parceiros.

Entre março e junho, serão realizados nove encontros em igual número de municípios, uma ação intitulada 'Prelúdio de Ideias em Nove Andamentos'. No final, este conjunto de atividades permitirá ao Conselho Estratégico coligir as principais conclusões e prioridades culturais a integrar o documento da candidatura.

No final de abril, a Rede Cultura 2027 vai lançar uma plataforma na Internet, e uma aplicação interativa em 01 de junho.