Marinha Grande em coletânea de poesia

“A Alma Poética - Orla da Mata 2” é o título do livro com seleção de obras, introdução e notas de Luís Neto, da Editora Hora de Ler, que foi apresentado no passado sábado, 16 de março, na Biblioteca de Instrução Popular (BIP) de Vieira de Leiria.

A sessão de apresentação do livro contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande, Célia Guerra, que reconheceu ser “uma honra presenciar estes atos, que demonstram o dinamismo cultural da nossa região. Tão importante quanto a ação dos municípios na dinamização dos territórios, é a iniciativa dos particulares e instituições locais”.

Célia Guerra parabenizou o autor e a editora “pela compilação de textos dispersos pela imprensa ou por publicações de autor, que abordam temas como a Mata, as praias ou as nossas gentes e que são considerados como poesia histórica local”, escritos desde o século XIX até aos anos 70 do século XX, de cerca de 50 autores locais, “a quem é prestada uma homenagem, que garantem ao leitor uma visão literária e inspiradora do que foi o nosso concelho”.

Também a Biblioteca de Instrução Popular foi felicitada por apadrinhar a iniciativa e por ser “um orgulho verificar que esta coletividade continua a manter bem vivo o lema que esteve na base da sua fundação, há 86 anos, e que é «instruir é construir»”.

Para Luís Neto, “a publicação desta coletânea de poesia tem como objetivo dar a conhecer a rica e esquecida atividade de algumas dezenas de autores do concelho da Marinha Grande e zona envolvente da Mata da Leiria”.

Luís Manuel de Oliveira Neto nasceu na Marinha Grande, em 1953. Cedo começou a escrever poesia, tendo colaborado em jornais escolares e no Jornal da Marinha Grande. Escreveu também para outros jornais e revistas e publicou livros de poesia. Em prosa, publicou artigos de opinião em jornais locais e regionais e em livros.

Livro_LuisNeto4
Livro_LuisNeto3