Quatro cidadas irmãs celebraram aniversário na Marinha Grande

Os municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoraram o 31º aniversário da sua elevação a cidade na passada segunda-feira, 11 de março, na Marinha Grande.

O programa contou com a participação das comitivas das quatro cidades, que integraram a presidente e vereadores da Câmara da Marinha Grande; a presidente de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita; a vereadora da Câmara do Fundão, Maria Alcina Cerdeira; o Vereador Gil Porto, de Montemor-o-Novo; e presidentes de juntas de freguesia.

Além dos representantes dos municípios e freguesias, participaram os alunos e professores do 1º ciclo do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

A presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, lembrou que “a história faz-se de gente que não cruza os braços, que quando acredita não desiste e isso tem acontecido com o nosso amigo Joaquim Gouveia”, o coordenador do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”.

Nestes 25 anos de vigência do projeto, “pude vivenciar a alegria dos meninos, a envolvência das famílias, os laços perpétuos que se estabelecem, o conhecimento mais profundo de cada um dos territórios das cidades irmãs”, “graças a todos os professores que têm assumido como seu projeto de escola o projeto «À Descoberta das 4 Cidades»”.

Este ano, a Marinha Grande foi a cidade anfitriã das comemorações, que tiveram início no dia 9 de março, na Casa da Cultura Teatro Stephens, com a atuação do projeto “Lobos de Barro”, de André Barros e Válter Lobo. No dia seguinte, o mesmo espaço cultural foi palco da peça “A soprar se vai ao longe”, do Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, com encenação de Norberto Barroca.

No dia 11 de março, data do aniversário da elevação a cidade, na Praça Guilherme Stephens, assistiu-se à entoação do Hino de Portugal e hastear das bandeiras das quatro cidades, atuação do Grupo de Percussão Tocándar, oferta de lembranças das cidades irmãs à Presidente anfitriã, entoação do hino “Caracol da Amizade” e largada de balões.

Seguiu-se a cerimónia comemorativa, com intervenção dos representantes de cada município e a exibição do espetáculo “Um, Dois, Três...Ploc! Pinga Outra Vez.”, que abordou a temática da água e o seu ciclo de forma performativa.

As crianças e professores do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” participaram ainda em várias atividades que tiveram lugar, na terça-feira, 12 de março, na Marinha Grande.

Dia_da_Cidade_11032019_3
Dia_da_Cidade_11032019_4