Marinha Grande de parabéns

No próximo dia 11 de março, a Marinha Grande e os municípios geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 31º aniversário da sua elevação a cidade.

Estas cidades estão unidas pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988) e celebram o acontecimento de forma rotativa, cabendo este ano à Marinha Grande ser a anfitriã.

Para a presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, “a Marinha Grande é conhecida por ser o berço da indústria vidreira, a partir da qual se desenvolveram outros setores como os moldes e mais tarde os plásticos, que são hoje estruturantes na economia deste território”.

“Desenvolvemo-nos pela via industrial e hoje somos um pólo de inovação e investigação científica, que caminha para a economia circular e sustentável em termos ambientais”, continua.

“No aniversário da elevação da nossa cidade, quero enaltecer o empreendedorismo dos nossos empresários, o dinamismo dos agentes locais, culturais, desportivos e sociais e o trabalho do Município em prol do bem comum”, acrescenta a presidente.

Este ano o programa envolve os representantes das entidades dos quatro concelhos e os alunos e professores do 1º ciclo que integram o projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”.

Além disso, a Câmara Municipal proporciona à população dois espetáculos na Casa da Cultura Teatro Stephens, com artistas do concelho, nomeadamente o compositor André Barros que convida Válter Lobo e o Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense.

O programa das comemorações é o seguinte:

9 de março . 21h30
Casa da Cultura Teatro Stephens
LOBOS DE BARRO projeto de André Barros e Válter Lobo
Sinopse:
Os "Lobos de Barro" embarcam num navio de pavilhão português navegando uma sonoridade tão frágil quanto forte num exercício visceral, virados do avesso. Trata-se de uma estreia absoluta, completamente legal, de dois juristas que assinam com a mão esquerda e se aventuram na maré de um novo diálogo que é um auto-exame e uma redenção.
Ficha artística:
André Barros - piano, teclas, programações
Valter Lobo - voz, letras
Duração: Aprox. 60m
Classificação Etária: M6
Preço: 5€
Bilheteira:
De terça-feira a domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

10 de março . 17h00
Casa da Cultura Teatro Stephens
A SOPRAR SE VAI AO LONGE - 25 Anos uma encenação de Norberto Barroca para o Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense
Sinopse:
Há 25 anos, o Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense estreou a peça “A Soprar se Vai ao Longe” que contava um pouco da história da Marinha Grande, desde a chegada dos Irmãos Stephens, do apoio dado pelo Marquês de Pombal e da inauguração da Fábrica de Vidros até ao seu fecho.
Ficha artística e técnica:
Direção e encenação: Norberto Barroca
Texto: Norberto Barroca e Poemas de Arnaldo Matos, José Martins Saraiva, Sérgio Bento e Correia Moita
Direção plástica: Mário Dias Garcia
Gravação de vídeo: Alberto Pina
Edição de vídeo: Lua Filmes e equipa
Intérpretes: Adriana Vieira, Carolina Pina, Duarte Salvador, Duarte Salvador Júnior, Ermelinda Silva, Fátima Bonifácio, Isabel Ferreira, Isabel Loureiro, José Luís Coelho, José Simão, Jorge Pina, Leandro Costa, Luís Rosado, Olga Franco, Sandra Martinho.
Desenho de luz e operação de luz: Guto Silveira
Operação de imagem e som: Cristina Carapinha e José António Carvalho
Secretaria: Ana Pedro
Apoio de produção: Cristina Carapinha
Duração: Aprox. 2 horas c/ intervalo
Classificação Etária: M/6
Bilheteira:
Sábado e domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

11 de março de 2019
31º Aniversário de Elevação a Cidade
Marinha Grande- Fundão - Montemor-o-Novo, Vila Real de Santo António

14h30 . Parque da Cerca
Chegada das crianças e professores do Projeto "À Descoberta das 4 cidades"

14h45 . Praça Guilherme Stephens
Distribuição do Boletim “O Caracol” pelas ruas da cidade até à Praça Stephens

15h00 . Praça Guilherme Stephens
Entoação do Hino de Portugal e Hastear das Bandeiras
Atuação do Grupo de Percussão Tocándar
Oferta de lembranças das cidades irmãs à Presidente anfitriã
Entoação do Hino “Caracol da Amizade”
Largada de Balões

16h00-17h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens
Cerimónia Oficial e espetáculo comemorativo.