Feriado Municipal a 14 de maio

Foto: Comboio de lata, década de 40

O concelho da Marinha Grande celebra o seu feriado municipal no próximo dia 14 de Maio. Este é conhecido por Quinta-Feira de Ascensão ou “Dia da Espiga”, sendo tradição a realização de piqueniques no Pinhal.

O feriado municipal no concelho da Marinha Grande é comemorado à Quinta-Feira de Ascensão. Este dia faz parte do calendário Cristão e tem lugar 40 dias após o Domingo de Páscoa. Depois da Igreja o considerar um dia normal, os vidreiros e famílias da Marinha Grande continuaram a comemorá-lo.

Mas o feriado municipal não foi sempre assinalado nesta data. Em 1917, mais concretamente a 26 de Março, a Comissão Instaladora do Concelho tomou posse e foi deliberado instituir esse dia como feriado municipal.

Só em 1964, sob proposta do presidente da Câmara, é que se determinou alterar o feriado municipal para a Quinta-Feira de Ascensão. Na origem da decisão esteve o facto de este dia já ser feriado com descanso para o comércio e indústria e, também, por ser um dia de festa tradicional do concelho.

Noutros tempos, na Quinta-feira de Ascensão a população da Marinha Grande deslocava-se para a Praia Velha ou para o pinhal no comboio de lata – que nesse dia a Circunscrição Florestal cedia para efetuar esses transportes.

O comboio era decorado e os vagões de carga transformados em vagões de passageiros para levar grupos animados que iam passear. Outros iam de bicicleta, carroças ou camionetas merendar na praia ou no pinhal. Hoje, os meios de transporte são outros mas mantém-se a tradição dos munícipes irem para o pinhal fazer um piquenique.

A ementa era geralmente o tradicional coelho com ervilhas, os pastéis de bacalhau, pão-de-ló e um bom vinho.

Foto: Comboio de lata, década de 40

Após o almoço, faziam-se caminhadas e apanhava-se a espiga, que era composta por espiga de trigo, uma papoila, um ramo de oliveira, alecrim ou rosmaninho e guardava-se até ao ano seguinte para dar pão, sorte e proteção.

Com a evolução dos tempos, a Quinta-feira da Ascensão passou a ser um dia normal do calendário, mas a Marinha Grande manteve a tradição e é neste dia que se comemora o feriado municipal.

É um dia de festa em que todas as pessoas se deslocam até ao Pinhal do Rei e descobrem os seus recantos para passar um dia de convívio.