Carnaval de Vieira de Leiria regressa 20 anos depois

A tradição do Carnaval vai regressar a Vieira de Leiria, entre os dias 2 e 5 de março, cerca de 20 anos após a realização do último desfile, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A iniciativa partiu da recém constituída Associação “AlóédaVieira”, com o objetivo de retomar esta tradição no concelho da Marinha Grande, nomeadamente naquela freguesia.

Vão realizar-se desfiles de Carnaval no centro da vila, junto ao Largo da República, e bailes num pavilhão localizado na Área Industrial de Vieira de Leiria.

Até ao momento, estão confirmados 13 grupos, com carros alegóricos e cerca de 300 figurantes, que irão inspirar os seus disfarces no tema “Quem Fomos”. No entanto, a organização estima que este número seja superior, dada a possibilidade de inscrição até perto da data do evento.

As inscrições individuais ou para grupos são gratuitas e estão abertas até ao dia 1 de março, podendo ser feitas através da página de Facebook “Carnaval Vieira 2019” ou em estabelecimentos comerciais da vila.

A vereadora da Cultura, Célia Guerra, congratula-se com “esta iniciativa que retoma uma velha tradição de Vieira de Leiria e que dá à população de todo o concelho a possibilidade de participar ou simplesmente de assistir aos desfiles”.

A autarca destaca “a importância do evento para a mobilização das coletividades da freguesia, que aderiram na sua totalidade ao desafio de recriar a animação carnavalesca” e, por isso, felicita “os elementos da «AlóédaVieira» pelo seu dinamismo, por ter recuperado uma tradição e por desenvolver esta iniciativa de carácter cultural e recreativo à qual a Câmara Municipal prontamente se associou”.

O presidente da direção da associação, Rui Botas, tem “elevadas expectativas relativamente à adesão de participantes e de público, dado o número de inscrições já registado e a grande recetividade por parte dos comerciantes da freguesia, o que nos dá motivação para proporcionar um grande evento de animação”.

A divulgação do Carnaval de Vieira de Leiria tem sido apoiado por figuras públicas naturais da freguesia, como o humorista Marco Horácio, o ator Pedro Ramalho ou o vocalista dos GNTK João Correia.

O programa do Carnaval de Vieira de Leiria é o seguinte:

2 de março. sábado . 22h00
Pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria