Câmara voltar a conquistar “Selo de qualidade exemplar de água”

A Câmara Municipal da Marinha Grande voltou a ser distinguida com o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), esta quarta-feira, 21 de novembro.

Mais uma vez, o Município da Marinha Grande evidenciou-se por assegurar o cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto de critérios, previstos no regulamento. Dados recentes da ERSAR já tinham colocado a água para consumo humano fornecida pela Câmara Municipal como a terceira melhor do distrito.

Os Selos de qualidade do serviço ERSAR 2018 (vertente águas) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2018, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

A iniciativa visa “identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR”. A seleção das entidades distinguidas é feita nos termos constantes do regulamento "Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos".

Segundo a organização deste prémio “evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”. Ainda de acordo com a ERSAR “pretende-se também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas”.

São avaliados indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos.