Conferência “Artes do Vidro no consumo dos Licores”

O Auditório da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, recebe a realização da conferência "Artes do Vidro no consumo dos Licores", no dia 7 de abril (sábado), pelas 15h30. A entrada é livre.

A conferência terá como oradora a Ana Marques Pereira, colecionadora, que em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande, organizou a exposição temporária “Licores de Portugal” patente no Museu do Vidro até 8 de abril, tendo por objetivo demonstrar a evolução dos objetos de vidro no consumo dos licores.

De acordo com a colecionadora, “o fabrico de licores foi tardio, dependente que esteve de dois desenvolvimentos: a prática da destilação e o acesso ao açúcar. No início usados como medicamentos, rapidamente o seu agradável gosto os tornou apropriados aos momentos de lazer e prazer”.

Ana Marques Pereira salienta também que “em viagem estes objetos eram indispensáveis e as frasqueiras do século XVIII, pequenas malas de viagem com pegas, tendo no seu interior garrafas com licor e pequenos cálices, atestam-nos essa prática de requinte”.