Gala Afonso Lopes Vieira distingue novos poetas

Luís Neto e Sereia Mariana (pseudónimo) são os vencedores do Concurso Literário “O poeta da saudade”, nas categorias de Grande Prémio e Prémio Revelação (até 23 anos de idade), respetivamente, cuja divulgação foi feita durante a Gala Remix Afonso Lopes Vieira, ocorrida no passado dia 21 de março (Dia Mundial da Poesia), na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Preguiça Associação Criativa, com o apoio do Grupo Iberomoldes.

A entrega dos prémios do referido concurso de poesia foi feita na presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; vereador da Cultura, Vítor Pereira; e representante do Grupo Iberomoldes, João Eusébio.

A concorrente com o pseudónimo Sereia Mariana, residente na Batalha, que foi distinguida pelo texto “O que diz o vento”, recebeu o diploma e um prémio monetário de 250 euros. O concorrente Luís Neto, residente na Marinha Grande, vencedor da categoria Grande Prémio, com o poema “No pinhal do Rei”, não se encontrava na sala, pelo que receberá posteriormente o diploma e o valor de 500 euros relativo à premiação.

Ao Concurso Literário “O poeta da saudade” foram apresentados cerca de uma centena de trabalhos, de poetas portugueses e do Brasil. O júri foi constituído por Cristina Nobre (investigadora da obra de Afonso Lopes Vieira), Paula Carvalho e António Martinho (autor premiado).

Além do anúncio dos vencedores deste concurso, a Gala Remix Afonso Lopes Vieira apresentou uma projeção multimedia com poesia dita por António Cova e musicada por Carlos Martins.