Subsídios aos Bombeiros de Marinha Grande e Vieira de Leiria

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 19 de março, o conteúdo dos protocolos de colaboração a celebrar com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e Vieira de Leiria, para atribuição de apoios num valor total de 190 mil euros.

Para os Bombeiros da Marinha Grande está prevista a atribuição de 140 mil euros, enquanto que para os Bombeiros de Vieira de Leiria prevê-se um subsídio de 50 mil euros.

O apoio financeiro concedido destina-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros.

A deliberação foi tomada considerando que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários se revestem de inequívoco interesse público e que são agentes fundamentais no âmbito da proteção civil.

Considera-se ainda que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros e que os corpos de bombeiros são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.

O protocolo a celebrar vigorará desde a data da sua assinatura até ao dia 31 de dezembro de 2015.