Missão País regressa a Vieira de Leiria

A Paróquia de Vieira de Leiria recebe, pelo quarto ano consecutivo, a Missão País, de 17 a 24 de fevereiro de 2018, que contará com a participação de cerca de 70 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, para uma semana de voluntariado junto da população.

As Missões são semanas de apostolado e de ação social intensivos para aqueles que mais precisam, tendo uma vivência de oração, evangelização, voluntariado e meditação.

No âmbito do programa da Missão em Vieira de Leiria, organizado em conjunto com a Paróquia, os jovens irão mais uma vez realizar trabalho solidário de proximidade junto das populações infantil e juvenil (envolvendo os alunos do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria) e idosa (envolvendo os utentes dos lares e residentes da freguesia).

A Missão País tem como característica a sua permanência em cada localidade pelo período de 3 anos. Contudo, devido aos laços fraternos criados nos últimos três anos e às consequências do incêndio do passado dia 15 de outubro, ocorrerá, excecionalmente, mais um ano de permanência da Missão País nesta Paróquia.

De 17 a 24 de fevereiro, os missionários irão conhecer a comunidade e ajudar em tudo o que for possível e preciso, estando distribuídos pelos lares e pelas escolas. Andarão também de porta em porta para conversar com a população, sobretudo com os idosos, para lhes fazerem companhia e os convidarem a participar nas atividades da Missão. Para fácil identificação e segurança dos idosos, os jovens vestem camisolas de cor verde clara com a inscrição do lema deste ano “A paz esteja nesta casa!” e o logotipo da Missão País.

O grupo da Missão País irá também apresentar a peça de teatro “A paz esteja nesta casa!”, no Cine-Teatro Actor Álvaro, situado no Largo da República, em Vieira de Leiria, no dia 22 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h30, cuja entrada será livre.

Esta iniciativa humanitária volta a ter o forte envolvimento e colaboração das entidades do concelho, sem as quais não seria possível a concretização da Missão País.

A Missão País em Vieira de Leiria tem o apoio das seguintes entidades:
Agrupamento 1076 do Corpo Nacional de Escutas de Vieira de Leiria
Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Biblioteca de Instrução Popular
Câmara Municipal da Marinha Grande
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria
Guarda Nacional Republicana
Grupo de Voluntários para Pedrógão Grande, Vieira de Leiria e Marinha Grande
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Jardim dos Pequeninos
Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Lares de idosos de Vieira de Leiria
Teatresco - Grupo de Teatro.

A Missão País é uma organização católica que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal, de Braga a Lisboa passando pelo Porto, Coimbra e Aveiro.

A Missão País é uma organização católica, criada em 2003, na Faculdade NovaSBE de Lisboa, que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades das cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.

MissaoPais2017_5
MissaoPais2017_4