Comemorado o Dia da Floresta Autóctone

A vereadora da Educação da Câmara Municipal da Marinha, Célia Faustino Guerra, deslocou-se esta sexta-feira, 24 de novembro, à Escola do 1º ciclo do ensino básico prof. Francisco Veríssimo, na Ordem, para acompanhar a comemoração do Dia da Floresta Autóctone.

Nesta atividade realizada em colaboração com o Município e os Agrupamentos de Escolas do concelho, que decorreu durante esta semana, foram plantadas bolotas em garrafas de plástico com terra que, dentro de alguns meses, irão germinar e poderão ser posteriormente transplantadas para o solo. Até lá, a sementeira terá de ser cuidada pelos alunos para que dela possam resultar pequenos sobreiros.

O Dia da Floresta Autóctone, celebra-se a 23 de novembro e pretende assinalar a floresta que é constituída por árvores de espécies originárias do território português como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos, etc, e que estão adaptadas ao nosso clima.

A floresta autóctone portuguesa é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas.