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PAINEL 1 – “História e património do vidro”


Moderadora: Maria João Botelho Moniz Burnay, conservadora da coleção de vidros do Palácio Nacional da Ajuda

Maria João Burnay

MARIA JOÃO BOTELHO MONIZ BURNAY

Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Lusíada de Lisboa e Mestre em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é conservadora das coleções de Vidros, Luminárias, e Equipamentos e Utensílios no Palácio Nacional da Ajuda, onde tem realizado pesquisa e estudo sobre o palácio e as coleções da casa real portuguesa. Acompanha e executa os trabalhos de conservação preventiva bem como programas museológicos e museográficos de exposições.

Tem realizado diversas apresentações em conferências em Portugal e no estrangeiro.

Foi, com Rosa Barovier Mentasti, comissária da Exposição “Ricordo di Venezia, Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa.”

É membro do ICOM/ Glass, e da Light & Glass: European Society and Documentation for Chandeliers, Light and Lighting.

 

Oradores:

Jorge Custódio

JORGE CUSTÓDIO

Jorge Custódio nasceu em Santarém, em 1947. Doutorou-se pela Universidade de Évora. Investigador integrado do IHC (FCSH/UNL). Coordena o Projecto de Investigação, Era da Energia a Vapor em Portugal (1820-1974) – Instituto de História Contemporânea e do Museu de Albergaria.

Dirigiu o Projeto Municipal da Candidatura de Santarém a Património Mundial (1994-2002), o Convento de Cristo (2002-2007) e o Museu Nacional Ferroviário (2009-2011). Comissário de diversas exposições, entre as quais se salientam Arqueologia Industrial: Um Mundo a Conhecer um Mundo a Defender (Central Tejo, Lisboa: 1985), A Indústria do Vidro na Perspectiva da Arqueologia Industrial (Palácio Stephens, Marinha Grande: 1989), 100 Anos do Património. Portugal 1910-2010. Memória e Identidade (Galeria D. Luís, Palácio da Ajuda: 2010), De Albergaria a Constância: 130 da Fábrica de Celulose do Caima (Casa Camões, Constância 2018-2019).

Introduziu a Arqueologia Industrial em Portugal e especializou-se em Património Cultural e Industrial. Foi docente de Arqueologia Industrial e de Museologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa (2004-2014). Desenvolveu intervenções arqueológicas em sítios industriais (Moncorvo, Coina, Pedreanes, Marinha Grande, Calhariz da Arrábida) e foi autor e coordenador de projectos e de programas de museus industriais e mineiros (Museu dos Lanifícios da Covilhã, Museu do Cimento, na Maceira Liz, Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês, Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, Núcleo Museológico do Tempo, em Santarém, Museu da CIMPOR, em Alhandra, entre outros).

Enquanto responsável pela Candidatura de Santarém a Património Mundial, fez estudos sobre a cidade de Santarém e o Rio Tejo, que vieram a materializar-se nas seguintes publicações: Santarém. Cidade do Mundo, (coordenação e textos), 2 vols., Santarém: CMS, 1996, Património Monumental de Santarém: Estudos Descritivos, (coordenação e textos), Santarém: CMS, 1996 e Santarém its Lezírias and the Tagus, (com Cristina Castel-Branco), Santarém: CMS, 2001 e “O Tejo e Santarém”, in De Scallabis a Santarém, Catálogo, Lisboa: MNA, 2002 e vários catálogos de exposições temporárias do Museu Municipal de Santarém, que coordenou como director. Publicou diversos estudos sobre o Convento de Cristo.

Publicou, entre outras obras e estudos, "Reflexos da Industrialização na Fisionomia e Vida da Cidade. O Mundo Industrial na Lisboa Oitocentista", in O Livro de Lisboa (1995), A Máquina a Vapor de Soure (1998), O Lagar e o ‘Azeite Herculano’ (1998), Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês. Exposição Permanente (1999), Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (2002), A Real Fábrica de Vidros de Coina e o vidro em Portugal no século XVIII (2002), «Renascença» Artística e Práticas de Conservação e Restauro Arquitectónico em Portugal, durante a 1.ª República, 2 volumes (2011), A Mina de S. Domingos. História, Território e Património Mineiro (2013), Rodoviária do Tejo, nas origens, na história e na modernidade da viagem colectiva, com Deolinda Folgado, (2015) e Celulose da Caima. 130 Anos. Inovação e Resiliência (2022). Como Joaquim Duarte editou Santarém. Rumo e Itinerário Histórico: 150 anos de cidade (Mais Santarém, 2020). Na Antígona, organizou e prefaciou a obra Técnica e Civilização e Transformações do Homem, de Lewis Mumford (2018 e 2021).

Membro da Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça. No presente elabora os programas funcional e de valorização do Património Municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande com respectivo estudo histórico-arqueológico e patrimonial.

Fundador da APAI, da AEDPHCS e da associação cívica Mais Santarém. É sócio de várias associações arqueológicas e de património.

Troféu Cultura do Distrito de Santarém, atribuído pelo semanário «O Ribatejo», em 2006. Louvor Público (2013) da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico. Prémio Carreira (2015), atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

 

 António Pires de Matos

ANTÓNIO PIRES DE MATOS

António Pires de Matos, licenciou-se em 1962 no Instituto Superior Técnico em Engenharia Química e trabalhou no Instituto Tecnológico e Nuclear desde 1963, tendo-se especializado em química de lantanídeos e actinídeos. Obteve o doutoramento na Universidade de Cambridge em 1970.
Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa do Vidro que colaborou com a Marinha Grande.
Como professor catedrático convidado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desde 2002, lecionou durante 6 anos no Departamento de Conservação e Restauro, a cadeira de Métodos Instrumentais de Análise.
Foi cofundador em 2002 da Unidade de Investigação “Vidro e Cerâmica para as Artes”, VICARTE, tendo promovido posteriormente o mestrado em Arte e Ciência do Vidro. Iniciou ainda no Instituto Tecnológico e Nuclear estudos de proveniência de vidro portugueses onde continuou a trabalhar na Universidade Nova de Lisboa.
Nos últimos anos a sua principal actividade tem sido o desenvolvimento de novos materiais vítreos para arte contemporânea e em estudos de arqueometria de vidros portugueses.
Em 2009 foi eleito Fellow da Society of Glass Technology, UK.

 

Inês Coutinho

INÊS COUTINHO

Doutorada em Conservação e Restauro com especialização em Ciências da Conservação (2016), I. Coutinho tem mais de 10 anos de de experiência em Conservação de cerâmica e vidro. A sua investigação tem focado a arqueometria de vidros arqueológicos encontrados em Portugal, desde época romana até à era industrial. Conta já com mais de 30 artigos e capítulos de livro publicados.

 

Emília Margarida Marques

EMÍLIA MARGARIDA MARQUES

Emília Margarida Marques é antropóloga, investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-ISCTE/IUL) e no Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA/FCSH).  Tem desenvolvido pesquisa etnográfica e historiográfica sobre temas de trabalho e técnica em contexto industrial, memórias do trabalho, articulações entre trabalho e consumo, classe, reprodução social e desigualdade e, mais recentemente, usos do filme de utilidade no século XX português. Trabalha também sobre a história da indústria vidreira e dos vidreiros em Portugal. Desenvolveu projetos de estudo e proteção do património documental da Marinha Grande.  Lecionou na FCSH -UNL.  Autora de Os Operários e as Suas Máquinas: Usos Sociais da Técnica no Trabalho Vidreiro (2009, Lisboa, Gulbenkian/FCT) entre dezenas de outras publicações científicas e trabalhos de divulgação.

Pensar o trabalho infantil no vidro: técnica, memória e património imaterial

O trabalho infantil marcou fortemente a indústria vidreira marinhense desde os seus começos até ao 25 de abril de 1974, marcando até hoje, em consequência, as memórias locais do trabalho no vidro. Articulando fontes documentais, iconográficas e orais – e assumindo como objetivo, também, a valorização destas últimas, enquanto fala vidreira indispensável a uma história social do setor – esta comunicação explora três eixos de problematização: a mobilização da técnica como idioma de naturalização e racionalização do trabalho infantil no vidro; o papel do trabalho infantil na reprodução social não apenas das famílias vidreiras mas, crucialmente, dos vidreiros enquanto grupo sócio-ocupacional; e o lugar das memórias do trabalho infantil na construção e no questionamento, hoje, do património imaterial associado à indústria do vidro na Marinha Grande.

 

PAINEL 2 – “Ensino e formação do vidro”


Moderador: João Pedro Faustino dos Santos, diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha

 

João Faustino

JOÃO FAUSTINO

Artista. Professor adjunto e Diretor da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR), desde 2016. Doutorado em Artes Visuais e com interesse na exploração de áreas de cruzamento do desenho com as tecnologias digitais.

 

Oradores:

Pavel Kopriva

PAVEL KOPRIVA

Glass Art School in Kamenicky Senov - Sample of Czech educational system in glass.

 

Márcia Vilarigues

MÁRCIA VILARIGUES

Márcia Vilarigues é Professora Auxiliar e Chefe do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal e Diretora da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes. Trabalha na área da Conservação e Restauro do Património Cultural na área da História Técnica da Arte e Degradação de Materiais. A sua motivação de investigação centra-se na preservação da nossa história cultural material e no enriquecimento do conhecimento do nosso passado partilhado através da história dos objetos históricos.

Márcia Vilarigues is an Assistant Professor and Head of the Department of Conservation and Restoration, Faculty of Sciences and Technology, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal & Director of the Research Unit VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes. She works in the field of Conservation and Restoration of Cultural Heritage in the area of Technical Art History and Materials Degradation. Her research motivation focuses on the preservation of our material cultural history and on enriching the knowledge of our shared past through the history of historical objects.

 

Marzena

MARZENA KRZEMINSKA BALUCH

In 2006, she received the Master of Arts degree at the Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts in Wrocław. Since 2007, she has been employed at the diploma-granting Art Glass Workshop ran by Professor Małgorzata Dajewska. Since 2016, she has been working as the Internationalization Commissioner at the Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts in Wrocław. In 2018, she received the Doctor of Arts degree at her alma mater. Currently The Dean of Glass and Ceramic Department at The Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts in Wrocław, Poland.

Awards and distinctions:

In 2006, she received the Minister of Culture and National Heritage Scholarship (Warsaw). In 2009, she received the “Młoda Polska” art scholarship from the Minister of Culture and National Heritage (Warsaw). In 2011, she received the Marshal of Lower Silesian Voivodeship Art Scholarship (Wrocław). In the same year, she was selected as the "Emerging Artist in Residence" for a scholarship granted by the Pilchuck Glass School in the USA and was awarded with a honorary mention in the “All You Need Is Glass” contest, organized by TGK Competition in Germany. In 2012, she became a Teaching Assistant at the Pilchuck Glass School in Stanwood, USA and reached the final stage in the "Emerge 2012" international competition organized by Bullseye Project, Portland, OR, USA. She was also a laureate of the final competition exhibition „European Glass Context 2012”, Bornholm, Denmark. In 2013, she received an art scholarship at the Pilchuck Glass School, Stanwood, USA. In 2014, she was invited to participate in an art residency at the North Land Creative Glass Centre in Lybster, Scotland, organized by Prof. Jane Bruce from the Pratt Institute, NYC, USA. In 2015, she was honored with the "Visiting Artist” position at the Ball State University School of Art, M. Glick Centre for Glass, Muncie, IN, USA. In 2015, she participated in the "Highland Inspiration" art residency at the North Land Creative Glass Centre in Lybster, Scotland; she received a honorary mention in the "Warm Glass Prize 2015" international competition in Wrighton, Great Britain; she won the „Talente 2015” in Munich, Germany. In 2016, she worked as Visiting Scholar/ Visiting Artist at Ball State University School of Art, Muncie, IN, USA and received the Silver Award (second prize) in the "Emerge 2016" international competition organized by Bullseye Project, Portland, OR, USA. In 2016, she received a honorary mention in the "Warm Glass Prize 2016" international competition in Wrighton, Great Britain and participated in the "Fresh Horizons" art residency at the North Land Creative Glass Centre in Lybster. She was also the 2016 laureate of the „European Glass Context 2016”, Bornholm, Denmark. Her individual show „Break, Mend, Fold” was organized by the Bullseye Project, Portland, OR, USA. In 2018, she received the „Silver Award” at the Toyama International Glass Exhibition, Japan. In 2021 laureate of the NGP, National Glass Prize, National Glass Centre, Sunderland, United Kingdom; In 2021 laureate of the Coburg Glass Prize 2022, Coburg, Germany. In 2021 laureate of Autonomous Zones, traveling exhibition about the EAiR (Emerging Artists in Residence) residency program.

In 2022 she became an Instructor at the Pilchuck Glass School in Stanwood, WA, USA. In 2022 she participated in the "IGS RONA International Glass Symposium" art residency at the

RONA a. s., Lednické Rovne, Slovakia. In 2022 won Bullseye Glass Co. Artist Appreciation Award.

She participated in several dozen individual and group shows in Poland and other countries.

Her works can be found in museum collections at the Glass Museum Alter Hof Hertig, Coesfel-Lette, Germany; Museum Jan van der Togt, Amstelveen, Holland; Centrum Dziedzictwa Szkła, Krosno, Poland; Dolnośląskie Towarzystwo Zachęty Sztuk Pięknych, Wrocław, Poland; Muzeum Karkonoskie, Jelenia Góra, Poland; M. Glick Glass Centre, Muncie, IN, USA, Rakusuitei Art Museum, Toyama, Japan; National Gallery, Wroclaw, Poland, the European Museum for Modern Glass, Coburg, Germany and in private collections in Poland and abroad.

 

PAINEL 3 – “Vidro: Arte e Design”


Moderador: Fernando Quintas, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Fernando Quintas

FERNANDO QUINTAS

Fernando Quintas é pintor e Professor Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona as Unidades Curriculares de Vidro, Mosaico e Pintura, entre outras. Possui uma licenciatura e pós-graduação em Pintura pela FBAUL, e um doutoramento em vidro e vitral contemporâneos (FBAUL). Realizou várias exposições coletivas e individuais, tendo recebido prémios e distinções em pintura e desenho.

Participou, em Portugal e no exterior, em diversos workshops sobre a arte do vidro, tendo apresentado os resultados das suas experiências de investigação em palestras e conferências em Portugal, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Grécia e Tunísia. Fez parte do comité de organização de workshops e de conferências, destacando “Glassac - Glass Science in Art and Conservation” (Lisboa, 2005), “Glassac 08” (Valencia, Espanha, 2008), “Portuguese Glass in an European Context (ICOM)”, (Lisboa, 2009) e do Corpus Vitrearum “Stained Glass After 1920: Technology and Conservation” (Lisboa, 2011). Fez igualmente parte, entre outras, da comissão científica da Glassac 11 (Bronnbach, Alemanha, 2011). É um dos membros fundadores da Unidade de Investigação Vicarte “Vidro e Cerâmica para as Artes” (www.vicarte.org) e foi presidente da APV, Associação Portuguesa do Vidro, de 2006 a 2009. Concebeu e realizou a escultura-troféu do prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia) de 2017 a 2022. Continua a expor regularmente.

 

Fernando Quintas is a painter and Assistant Professor at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL). He teaches glass art and mosaic, Painting, among others disciplines. He has a degree in Painting from FBAUL, a post-graduation in Painting (FBAUL) and a PhD in contemporary stained glass (FBAUL). He has done several solo and collective painting exhibitions and was awarded prizes in painting and drawing. Also studied architecture, which is one of his main areas of interest.

He participated in glass workshops in the United States and Italy, lectured about art, glass and mosaic in Portugal, France, Italy, United Kingdom (Cambridge), Germany, Greece and Tunisia, and was part of the organizing committee of several conferences and workshops including “Glassc - Glass Science in Art and Conservation” (Lisbon, 2005), “Glassac 08” (Valencia, Spain, 2008), “Portuguese Glass in an European Context (ICOM)” (Lisbon, 2009, local organizing committee), the Corpus Vitrearum Forum “Stained Glass After 1920: Technology and Conservation” (Lisbon, 2011) and was member of the Scientific Commission of Glassac 11 (Bronnbach Monastery, Germany, 2011). He is one of the funding members of the research unit “Glass and Ceramics for the Arts, VICARTE” (www.vicarte.org) and was president of the Portuguese Glass Association (APV) from 2006 to 2009. He is the author of the sculpture-trophy of the Prize APOM (Portuguese Association of Museums) from 2017 to 2022. He paints and exhibits regularly.

 


Oradores:

Teresa Almeida

TERESA ALMEIDA

Teresa Almeida, artista plástica e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Possui uma Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura da FBAUP. Realizou duas pós-graduações em “Vidro e a Arquitectura” e “Vidro e as Artes Plásticas” na Central Saint Martins College of Art and Design, Londres; Mestrado em Arte/Vidro na Universidade de Sunderland, Inglaterra; Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro e Pós-Doutoramento na VICARTE, ambos com bolsa da FCT.

Desde 2006 íntegra a Unidade de Investigação VICARTE (Vidro e Cerâmica para as Artes), onde participa em vários projetos de investigação, colabora com o i2ads, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade desde 2011.

Tem participado em vários congressos internacionais, expõe regularmente em território nacional e no estrangeiro, nomeadamente Hong Kong, Bélgica, Luxemburgo, UK, EUA, Holanda, Dinamarca, Brasil, Austrália, Itália, Espanha, Argentina, Suécia Finlândia entre outros. Possui publicações em revistas internacionais, capítulos de livros e trabalhos de curadoria. Atualmente é membro editorial da revista Éter e membro do comité Internacional do ICOM Glass.

O seu trabalho artístico foca o vidro como material plástico, onde a problemática ambiental é abordada.

 

Silvia Levenson

SILVIA LEVENSON

Silvia Levenson nasceu em Buenos Aires em 1957 e vive na Itália desde 1980. A maioria das suas obras e instalações são feitas de vidro, um material ao mesmo tempo frágil e resistente, que lhe permite isolar e congelar o cotidiano para depois examine-o e transforme-o.

A sua mostra “Identidad Desaparecida” viajou pelo mundo de 2014 a 2019, desde Buenos Aires a Montevidéu, Washington, Barcelona, Paris, Riga, Tallinn, Murano, Portland e República Dominicana.

Durante o ano internacional do vidro, participou em diferentes projetos, nomeadamente em Espanha e Costa Rica.

O seu trabalho foi exposto na Europa e nos Estados Unidos e faz parte de inúmeras coleções públicas. Em 2004 recebeu a Rakow Commission do Corning Museum nos EUA, em 2016 o prémio Glass in Venice e foi artista convidada em diferentes universidades e centros de vidro

 

Silvia Levenson nació en Buenos Aires en 1957 y vive en Italia desde 1980. La mayor parte de sus obras e instalaciones están realizadas en vidrio, material frágil y resistente al mismo tiempo, que le permite aislar y congelar lo cotidiano para poder luego examinarlo y transformarlo.

Su muestra “Identidad Desaparecida “ha viajado por el mundo a partir de 2014 hasta el 2019, desde Buenos Aires a Montevideo, Washington,Barcelona,Paris, Riga, Tallin, Murano, Portland y República Dominicana.

Durante el año internacional del vidrio ha participado a distintos proyectos come en la Escola Masana de Barcelona, en el Congreso de Mujeres artistas y científicas del Vidrio en el MAVA de Alcorcon y en la Bienal del Vidrio de Iberoamerica en Costa Rica.

Su obra ha sido expuesta en Europa y Estados Unidos y es parte de numerosas colecciones publicas como la del Museo de Arte de New Mexico en Santa Fé, EEUU, el Glass National Center en Inglaterra, el Museo del Castillo Sforzesco de Milan y el Museo del Vidrio de Murano . En el 2004 ha recibido la Rakow Commision del Museo Corning de EEUU, en 2016 el premio Glass in Venice y ha sido artista invitada en distintas Universidades y Centros del Vidrio, como la Escuela de Toyama, Japón, Glass National Center en Sunderland, UK, Rochester Glass Institute,EEUU, Universidad de Camberra en Australia, Pilchuck Glass School y la Escuela de Bellas Artes de Milan, entre otros.

 

Paulo Sellmayer

PAULO SELLMAYER

Paulo Sellmayer é director criativo da VICARA, que comercializa produtos de design de autor e desenvolve projectos de consultoria e design para empresas e instituições públicas.

De Leiria, está sediado nas Caldas da Rainha e tem trabalhado com vidro desde que é designer, colaborando com várias fábricas, artesãos e CENCAL.

Paulo Sellmayer é um designer de produto e director criativo sediado nas Caldas da Rainha Licenciado em Design Industrial (2010) e Mestre em Design de Produto (2020) pela ESAD.CR – IPLeiria. Depois de estagiar no Julien Carretero Studio em Eindhoven, Países Baixos, veio para Portugal co-fundar a VICARA, editora de design dedicada à promoção e comercialização de peças de jovens designers portugueses. Desde 2010 que os seus projectos têm sido selecionados e expostos em cidades como Madrid, São Paulo, Milão, Londres, Rhode Island e Lisboa. Enquanto director criativo da VICARA trabalhou com clientes como MAAT – Museum for Art Architecture and Technology in Lisbon, Sumol + Compal, Cerveja Sovina and Amorim Cork Flooring. A sua visão criativa foca-se nos materiais e nos seus processos de fabrico, e nas suas consequentes implicações sociais, culturais e simbólicas.

 

Bruno Escoval

BRUNO ESCOVAL 

 

PAINEL 4 – “O vidro na comunidade”

Moderador: Gabriela da Rocha, museológa do projeto “Museu na Aldeia”, da SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos

Gabriela da Rocha

GABRIELA DA ROCHA

Gabriela da Rocha é uma museóloga luso-brasileira, mestre em museologia e graduada em Artes Plásticas. Acredita que os museus são agentes de mudança social e oferecem um universo de possibilidades que ultrapassam a atitude contemplativa e permitem a transformação. Atua na área de aplicação de tecnologias digitais - nomeadamente as de digitalização 3D e impressão 3D - no âmbito da documentação, transformação e comunicação do Património Cultural. Atualmente, trabalha como museóloga no projeto de intervenção social e artística "Museu na Aldeia", promovido pela SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades dos 26 Municípios em rede.

 

Gabriela da Rocha is a Brazilian-Portuguese museologist, and has a master's degree in museology and a bachelor's degree in fine arts. She believes that museums are agents of social change and offer a universe of possibilities that go beyond the contemplative attitude and allow transformation. She works in the field of application of digital technologies - namely 3D scanning and 3D printing - in the scope of documentation, transformation and communication of Cultural Heritage. Currently, she works as a museologist in the "Museum in the Village" project, promoted by SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, co-financed by PO ISE – Portugal 2020, through Portugal Inovação Social, has the Municipality of Leiria as a social investor, and counts Rede Cultura as a partner that connects the various members from 26 portuguese counties in network.

 

Oradores:

Sandra Solano

SANDRA SOLANO

Sandra Stella Solano Sánchez É actriz, socióloga, líder social e comunitária, fundadora do Museu de Arte Moderna de Bucaramanga, coordenadora da mesa temática dos Museus de Bogotá e diretora do Museu do Vidro de Bogotá.

O Museu do Vidro de Bogotá (MEVIBO), foi criado no ano de 2010 como uma corporação cultural. É uma instituição sem fins lucrativos que salvaguarda o património vidreiro vivo, tangível e intangível de Bogotá, sendo pioneiro no território colombiano. O MEVIBO é um museu comunitário que lidera e promove a valorização e participação das comunidades e os processos históricos, tecnológicos e artísticos que constituem a produção de vidro artesanal.

 

 

Eléonore Peretti

ELÉONORE PERETTI

Nascida em 1990, Eleonore Peretti estudou literatura e história da arte antes de se especializar na gestão de estruturas culturais. Iniciou sua carreira em 2013 como diretora da casa da família de Henri Matisse, no norte da França. Em seguida, mudou-se para Sars-Poteries para assumir a responsabilidade do Departamento de Visitas do MusVerre, de 2018 a 2020. Após um ano e meio como co-diretora interina, foi nomeada diretora do museu em dezembro de 2020, com 30 anos de idade. Desde então, ela e sua equipa colocam o seu entusiasmo diário ao serviço dos utilizadores do MusVerre, na esperança de lhes proporcionar uma ótima experiência.

Born 1990, Eleonore Peretti studied literature and art history before choosing to specialize in the management of cultural structures. She started her career in 2013 as the director of Henri Matisse’s family house, in Northern France. She then moved to Sars-Poteries to take on the responsibility of the MusVerre’s Visitors’ Department, from 2018 to 2020. After one year and a half as interim co-director, she was appointed at the head of the museum in December 2020, aged 30. Since then, she and her team put their daily enthusiasm at the service of the MusVerre’s users, in hope to provide them with a great experience.

 

Lúcia Lopes

LÚCIA LOPES

Docente de Educação Visual e Tecnológica há 22 anos, tem o Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Foi docente na ESECS de Leiria, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, Licenciatura em Educação Social e no Curso de Formação Especializada em Educação Especial, em alguns semestres entre 2008 e 2017.

No ano letivo 2010/11 esteve envolvida na coordenação e conceção gráfica do livro “O Pinhal de Leiria, de crianças para crianças”.

Entre várias formações e conferências destaca a sua comunicação em 2012, no Congresso “Matéria-Prima: Simpósio de Práticas de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário” na

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em 2018, na Conferência Internacional- VII Investigação, Práticas e Contextos em Educação, na ESECS de Leiria.

Em 2021, foi formadora em E-learning do curso “O Desenho da Criança”, na APEVT, e fez uma formação em Educação Patrimonial.

Nos dois últimos anos letivos foi coordenadora do Plano Nacional das Artes, no Agrupamento Escolas Marinha Grande Nascente.

 

Paloma Pastor

PALOMA PASTOR

Paloma Pastor Rey de Viñas, Doutora em Geografia e História pela UAM, é Diretora do Museu Tecnológico do Vidro desde 1999, foi Professora Titular de História da Arte do Design e do Vidro na Escola Superior do Vidro (2007-2017), Presidente do ICOM Glass (2007-2013), membro do conselho editorial de várias revistas de arte e vidro, curadora e coordenadora de várias exposições temporárias, coordenadora de conferências sobre vidro, coordenadora de projetos europeus (European Glass Experience) e editora de “ Comentários sobre vidro” entre outros.

Tem mais de 70 intervenções sobre vidro em várias conferências, cursos e workshops, e mais de 70 artigos publicados em revistas especializadas e monografias, especialmente sobre vidro espanhol.

 

Paloma Pastor Rey de Viñas, Doctora en Geografía e Historia por la UAM, es Directora del Museo Tecnológico del Vidrio desde 1999, fue Profesora Jefe de Historia del Arte del Diseño y del Vidrio en la Escuela Superior del Vidrio (2007-2017), Presidenta de ICOM Glass (2007-2013),  miembro del consejo de redacción de varias revistas de arte y vidrio, comisaria y coordinadora de varias exposiciones temporales, coordinadora de jornadas sobre vidrio, coordinadora de proyectos europeos (European Glass Experience)y editora de “Reviews on glass” entre otros.

Cuenta con más de 70 intervenciones sobre vidrio en diversas conferencias, cursos y jornadas, y más de 70 artículos publicados en revistas especializadas y monografías especialmente sobre vidrio español.

 

PAINEL 5 – “O vidro: sustentabilidade, inovação e tecnologia”


Moderador: António José Ferreira, diretor do Jornal da Marinha Grande

António José Ferreira

ANTÓNIO JOSÉ FERREIRA

Oradores:

Manuel Ferreira

MANUEL FERREIRA

Manuel Ferreira é, desde Novembro de 2021, Business Developer na REGA ENERGY, um produtor e retalhista independente de gases renováveis baseado em Lisboa.

Antes de se juntar à REGA ENERGY, o Manuel trabalhou por mais de uma década na secção Gas & Power da Galp, primeiro como Gestor de Serviços Técnicos B2B – encarregado da construção, manutenção e desenvolvimento de instalações de redes de gás – e depois como Gestor de Clientes B2B, enquanto assessor técnico a consumidores industriais de gás natural.

O Manuel é licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem um Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

 

Carlos Viegas

CARLOS VIEGAS

Diretor Industrial da Crisal ( empresa do grupo LCG – Leerdam Crisal Glass) desde 2015, licenciado em Engenharia de Materiais pela FCT da Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Gestão e Qualidade pela mesma Universidade.

Começa como monitor de metalurgia na FCT, participando em diversos projetos de investigação associados á caracterização de materiais.

A opção de iniciar a atividade na indústria foi proporcionada pelo ilustre e saudoso Eng. João Janz, com quem teve a oportunidade de trabalhar ainda alguns anos e cujo nome menciona como singela memoria e reconhecimento.

Em 1989 como responsável de fabricação, inicia a sua ligação ao grupo Janz, fabricante nacional de contadores de energia elétrica de água e de sistemas de gestão e contagem de energia. Adquirindo competências nas áreas da mecânica de precisão, fabrico de moldes e componentes para a indústria aeronáutica.

De 1989 a 2007, participa na reorganização do Grupo Janz - constituição da Janz SGPS e assume a estruturação e desenvolvimento da empresa Janz Mecânica de Precisão SA. implementa novos processos e negócios, iniciando o fornecimento de componentes de precisão a empresas de reconhecido prestígio mundial, como a Leica Camara AG e a Dupont Nemours entre outros.

Em 2007 é convidado para Diretor geral da Edilásio Carreira da Silva, fabricante de moldes na Marinha Grande, vindo mais tarde a assumir os cargos de Plant Manager em empresas do Grupo Iberomoldes (TPE e IberOleff 2), fabricantes de componentes para o automóvel.

Ao longo do seu percurso profissional colaborou e prestou serviços a diversas organizações como a APCER -Associação Portuguesa de Certificação como auditor de sistemas de Gestão da Qualidade e de Gestão Ambiental, à AFTEM como formador no ensino profissional e também em consultoria na área de dispositivos médicos.

Casado e pai de uma filha, sempre que possível ocupa os seus tempos livres em contacto com a natureza, seja em longas caminhadas ou nos últimos anos em mergulho recreativo.

A paixão de viajar e a fotografia (cada vez mais subaquática) são duas formas de ver o mundo, que procura conciliar.

Desde muito cedo e por muito tempo a primeira página dos seus cadernos de notas, era preenchida com um poema simples de Fernando Pessoa, qual farol a indicar uma direção:

“Quero, terei- Senão aqui, Noutro lugar que inda não sei. Nada perdi, tudo serei”

 

Carlos Barranha

CARLOS BARRANHA

Carlos Barranha, 48 anos, pai de duas meninas, nascido em Viseu mas criado em Leiria;

Engenheiro Eletrotécnico (Politécnico de Leiria) e Executive MBA (Deusto Business School);

Entusiasta de Gestão de Energia e Transição Energética.

Mais de 20 anos de experiência no sector do vidro de embalagem:

- Entre 2000 e 2009 exerceu várias funções de engenharia e produção como quadro da Gallo Vidro;

- Em 2010 assume funções como diretor de R&D na sede da Vidrala, multinacional detentora da Gallo Vidro, Santos Barosa, Vidrala Logistics e outras fábricas em Espanha, Italia, Inglaterra e Irlanda.

- Desde 2013 é Corporate Technical Director do grupo Vidrala, sendo responsável pelas áreas de Tecnologia, Investimentos e Digitalização Industrial, para todas as geografias do grupo.

 

Nuno Vieira

NUNO VIEIRA

Nuno is the Sustainability Manager at BA Glass. He supports the companies' strategies and activities towards a sustainable process and mindset that meets the science-based targets for climate change.
Nuno is also holding responsibilities in the digital transformation department with focus on management of people's attitude on digital transition.
He joined the BA group in September 2018 as Continuous Improvement Manager, overseeing all the continuous improvement initiatives of the Group and, in 2021, assumed for almost one year the role of Quality Manager in Avintes manufacturing plant, located in the north of Portugal.

He has a solid experience in the deployment of continuous improvement programs, quality management and R&D. Since 2019 he started to coordinate sustainability activities, namely the first full CO2 inventory, companies' commitments and consequent CO2 reduction roadmap.

Before joining BA, he worked three years on the food and non-food retail business as Continuous Improvement Project Manager and twelve years in a multinational environment from the industrial manufacturing sector of semiconductors industry.

Before BA, Nuno played roles in the field of Quality Assurance, Process Engineering, Continuous Improvement and R&D.