-
Inicial
-
Conhecer
-
Museus
-
Núcleo de Arte Contemporânea
-
Exposições temporárias
- Exposição temporária
Exposição temporária
NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO VIDRO
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
"POSTAIS COLONIAIS, DE LA TORRE BROTHERS"
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou no dia 22 de outubro de 2022 a exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers”, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro (Edifício da Resinagem).
No Ano Internacional do Vidro, apresentar esta exposição representa enorme relevância para a Marinha Grande e para o público português. Os artistas têm patentes obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE - Unidade de Investigação de Vidro e Cerâmica para as Artes, da Universidade Nova de Lisboa.
Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.
A complexidade da experiência migrante, bem como uma identidade marcada pela cultura dos dois países, revelam uma forte influência na narrativa e estética da sua obra, que resultam em obras impressionantes, num reflexo da sua origem e das diferenças identitárias das duas nações.
Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.
A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers” está patente no NAC, de 22 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h30) e das 14h00 às 17h00 (última entrada às 16h30).
- Agir
- Viver
- Empreender
- Marinha Grande - Centro da Engenharia e Design
- Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento
- Inovação e tecnologia
- Cluster vidro, moldes, plásticos
- Dá-te a conhecer
- Centros tecnológicos
- Fundo Finícia Marinha Grande
- Planos de pormenor de áreas industriais e regulamento
- Parques Industriais
- Apoio ao empresário
- Centro de Economia Local
- Gabinete de Inserção Profissional
- Fundo de Emergência de Apoio ao Comércio e Empresas — Impacto COVID-19
- Alienação de lotes industriais de Vieira de Leiria
- Conhecer
- Comunicar
CONTACTO GERAL
Câmara Municipal da Marinha Grande
Praça Guilherme Stephens
2430-522 Marinha Grande
T 244 573 300
E geral@cm-mgrande.pt