Passar para o Conteúdo Principal
Turismo Marinha Grande
Turismo Marinha Grande
siga-nos

Museu do Vidro / Núcleo de Arte Contemporânea e Coleção Visitável do Futuro Museu do Molde

MUSEU DO VIDRO

O Museu do Vidro tem como missão o estudo, a preservação e a divulgação dos testemunhos materiais e imateriais do Homem e do seu meio no que diz respeito ao vidro não apenas como material e matéria de expressão artística, estética e industrial, mas também como fator identitário e de significações sociais e culturais.
Trata-se do único museu em Portugal especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira.

Dispõe de dois espaços distintos de exposição, nos quais reúne coleções e saberes que testemunham a atividade vidreira portuguesa sob as perspetivas industrial, artesanal e artística, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade.

O Palácio Stephens, edifício de inspiração neoclássica construído na segunda metade do século XVIII, classificado como imóvel de interesse público e integrado no núcleo do Património Stephens (antiga Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande), assume-se como um espaço dedicado às artes decorativas do vidro, bem como à tecnologia da produção de vidro utilitário, decorativo e científico, numa área expositiva que reflete a evolução da indústria vidreira em Portugal.

No espaço do Serviço Educativo, junto ao palácio, o museu disponibiliza uma oficina de produção e decoração de vidro, protagonizada por artistas e artesãos da Marinha Grande que trabalham várias técnicas ao vivo, e onde é possível contactar diretamente com a prática da atividade vidreira em contexto oficinal.

Ao longo do ano o visitante tem à sua disposição um vasto programa de exposições temporárias e atividades sobre relacionadas com as várias vertentes culturais, artísticas e patrimoniais do vidro, desde as artes industriais e artesanais às artes plásticas.

NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro encontra-se instalado num moderno edifício de três pisos construído em metal e vidro, integrado no edifício da antiga Fábrica de Resinagem da Marinha Grande, junto ao Património Stephens.

Reúne um conjunto de obras que representam cerca de 25 anos de vidro de expressão plástica contemporânea realizado em Portugal, bem como uma seleção de obras em vidro de artistas internacionais que foram sendo adquiridas ou doadas para integrarem a coleção do museu.

COLEÇÃO VISITÁVEL DO FUTURO MUSEU DA INDÚSTRIA DE MOLDES

Instalada numa ala do edifício da antiga Fábrica de Resinagem da Marinha Grande, em pleno Centro Tradicional, “Esculpir o Aço” é uma exposição organizada em torno da coleção do futuro Museu da Indústria de Moldes.

Tem como principal objetivo contribuir para a salvaguarda e valorização do património e da memória coletiva desta indústria, e lançar as bases para a criação do museu.

A procura de moldes para vidro em Portugal nas primeiras décadas do século XX, levou ao surgimento desta importante indústria, que rapidamente se direcionou também para as matérias plásticas. A sua notável evolução deu origem a um setor inovador e de alta intensidade tecnológica que exporta atualmente a larga maioria da sua produção para vários países do mundo.

Esta mostra, organizada cronologicamente, recorre à informação escrita e aos meios audiovisuais para, através da fotografia e vídeo, de máquinas, ferramentas e instrumentos de trabalho do setor, bem como de moldes e produtos finais, retratar o percurso histórico e tecnológico desta indústria em Portugal, desde os primeiros moldes para vidros e plásticos fabricados na década de 1930.

INFORMAÇÕES:

Museu do vidro: bilhete normal de 1,50€, reduções especiais.

NAC e MIM entradas gratuitas

Visitas guiadas com marcação prévia

Palácio Stephens
2431-522 Marinha Grande

Terça a domingo | 10h00- 13h00; 14h00-18h00