Passar para o Conteúdo Principal
Turismo Marinha Grande
Turismo Marinha Grande
siga-nos

Praça Guilherme Stephens

Prac aguilhermestephens1 1 728 2500

Agradável praça no centro da Marinha Grande, constituída por edifícios de traça pombalina. Destes, consta o edifício que alberga os Paços do Concelho. Pertenceu a D. Beatriz Carvalho de Abreu e Melo e era originalmente composto por dois pisos, construído em alvenaria de pedra, com pavimentos constituídos por vigamento de madeira e solho. Foi adquirido em junho de 1927 pela Câmara Municipal da Marinha Grande, para aí instalar os Paços do Concelho. Na sequência de um incêndio ocorrido em 1934, foi alvo de uma reconstrução da qual resultou a criação de um 3º piso e a traça como hoje se pode observar.

O edifício fronteiro aos Paços do Concelho foi construído em 1859, com cerca de 4.250m2, constituído por quatro corpos e um amplo pátio interior, destinado a Fábrica da Resinagem, onde eram transformados os produtos resinosos provenientes do Pinhal do Rei.

Sob a dependência da Administração das Matas, Bernardino José Gomes dirigiu esta fábrica, cuja excelente qualidade dos seus produtos era capaz de competir com os melhores produtos europeus.

A fábrica foi definitivamente encerrada em 1940 e o edifício cedido à Câmara Municipal da Marinha Grande em 1941, tendo posteriormente sido adaptado para que ai fosse instalado o Mercado Municipal, que funcionou até setembro de 2007.

Foi objeto de uma grande reabilitação dotando o espaço de características públicas, comerciais e lúdicas. Com este projeto e as suas diversas valências (comércio, serviços autárquicos, praça exterior), dinamizou-se não só o edifício em si, mas o espaço envolvente, sobretudo no que respeita ao comércio tradicional.

Nesta praça observa-se ainda o antigo Teatro Stephens, atual Casa da Cultura. No centro da praça destaca-se o Busto de Guilherme Stephens.

  • imagem
  • imagem