MARINHA GRANDE ASSINALA MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS

Cerca de 180 jovens do ensino secundário dos três Agrupamentos de Escolas do concelho da Marinha Grande reuniram-se na manhã desta terça-feira, 30 de abril, na Praça Stephens, para formar um cordão humano representativo do laço azul, que simboliza “Abril - Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”.

A iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande e pela Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ), pretendeu alertar não apenas as crianças e os jovens, como toda a população, para a importância de prevenir o abuso e os maus-tratos.

A ação simbólica foi precedida, nesta manhã, por uma palestra realizada no Teatro Stephens, protagonizada pelo autor, mentor e palestrante, André Fernandes, intitulada "Só não lhe chames Amor”, que contou com a presença dos jovens, professores e do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora, Ana Alves Monteiro; da presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; e dos elementos da CPCJ da Marinha Grande.

Num testemunho inspirador, que não deixou ninguém indiferente, partilhando experiências vividas na primeira pessoa, André Fernandes abordou temas como a violência doméstica, o alcoolismo, a violência no namoro e nas relações, o bullying, entre outros, que são, também, explicados no seu livro “Só não lhe Chames Amor”.

O autor explorou a distorção do amor e como essa distorção pode magoar e fazer magoar os outros, apontando caminhos para se olhar o futuro com perspetivas que permitam a construção de relações (familiares, amorosas ou entre amigos) mais saudáveis. André Fernandes falou de como os desafios serviram para os ultrapassar e aprender, demonstrando à plateia as diferentes soluções que podem ser encontradas, sobretudo quando focadas no amor.

Houve ainda oportunidade de interação dos participantes com o orador, que respondeu às questões que lhe foram apresentadas.

Para além destas iniciativas, a Marinha Grande assinalou o Mês de Prevenção dos Maus Tratos com a iluminação com cor azul do Monumento do 18 de janeiro (durante todo o mês) e a caminhada para pais e filhos, realizada no dia 7 de abril, no Parque Mártires do Colonialismo.

lacoazul3
lacoazul_palestraandre_fernandes_30042024_2