MARINHA GRANDE CELEBROU O 25 DE ABRIL EM FESTA

A Marinha Grande celebrou o 25 de Abril de 1974, com a participação de milhares de pessoas nas atividades organizadas pelo Município, com o apoio da Junta de Freguesia, que acorreram à Praça Stephens, na noite de 24 de abril, e ao Parque da Cerca, no dia 25.

No dia 24 de abril, as comemorações tiveram início, às 18h30, com a atuação da Marching Band da Marinha Grande, pelas ruas do centro tradicional. Seguiu-se o início da 34.ª Milha de Cristal, que trouxe à cidade mais de 400 atletas, para competir naquela que é a milha mais antiga do País e que foi apadrinhada pelos atletas olímpicos, os irmãos Domingos e Dionísio Castro, numa organização do Município, Junta de Freguesia e Clube Atletismo de Marinha Grande, apoiada pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

À noite, a Praça Stephens recebeu o concerto da banda “Brigada Víctor Jara”, referência incontornável da música tradicional portuguesa, que proporcionou uma noite memorável às milhares de pessoas que se encontravam a assistir.

Na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, foi apresentado, pela primeira vez, um espetáculo emocionante de Video Mapping, projetada para a fachada do edifício dos Paços do Concelho, que transportou a audiência para o contexto político e social da época, numa ode à história, à cultura e à resiliência do povo português.

Até à meia noite, o palco voltou a ser ocupado, desta vez com o Grupo de Percussão Tocándar. Após a entoação da música “Grândola Vila Morena” e do Hino Nacional, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, proferiu o tradicional discurso comemorativo do 25 de Abril. Seguiu-se o espetáculo piromusical, lançado a partir do cubo de vidro do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, e a atuação do DJ marinhense Pedro Duarte.

Nesta noite, não faltou a “Banca da Celeste” para recordar os cravos oferecidos por Celeste Caeiro aos militares, no dia 25 de Abril de 1974, em Lisboa. Foi também oferecida a reprodução da capa do Jornal da Marinha Grande, do dia 3 de maio de 1974, que descreve como foi vivida a revolução, na capital vidreira, com uma "Grandiosa Manifestação de apoio às Forças de Libertação", no dia 26 de abril de 1974, pelas 15h00, na Praça Stephens.

O Museu do Vidro, Núcleo de Arte Contemporânea, Museu Joaquim Correia e Biblioteca Municipal, estiveram abertos ao público na noite de 24 de abril, tendo acolhido mais de 2000 visitantes.

Na manhã do dia 25 de Abril, o Teatro Stephens, recebeu a sessão da Assembleia Municipal da Marinha Grande, evocativa da efeméride. O momento contou com a intervenção do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; dos representantes das forças políticas e movimento de cidadãos com representação na Assembleia Municipal.

Para finalizar a comemoração daquele dia, a 18ª Feira de Artes Criativ(a)rte levou ao Parque da Cerca milhares de pessoas, na tarde do feriado, para assistirem às atuações culturais, mostra de artesanato e produtos regionais e participarem nas atividades infantis, desportivas, animação de rua, workshops culturais, jogos tradicionais e artes performativas.

comemoracoes_3
comemoracoes_6