MARINHA GRANDE FINANCIADA PARA NOVO CLDS 5G

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua reunião de 1 de abril, a formalização da manifestação de interesse em desenvolver um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) no concelho, financiado em 512 mil euros, pelo período de quatro anos, que será coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande – Adeser II.

O projeto a realizar vai assentar em dois eixos:

Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;

Eixo 4: Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

A equipa técnica será composta, no mínimo, por um coordenador e dois técnicos superiores.

Os CLDS 5G pretendem reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, encarando o território como uma dimensão essencial para a sua concretização. Concentram as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovem a mudança tendo em conta fatores de vulnerabilidade como desemprego, titularidade de prestações sociais, pessoas em situação de sem-abrigo e índice de envelhecimento da população.

A sua ação previne e combate a exclusão social, particularmente a infantil, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e exclusão, de forma a garantir a coesão social e territorial.