PASSEIO DEU A CONHECER CHAMINÉS E HISTÓRIA NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

O Município da Marinha Grande deu a conhecer a história da cidade através de uma caminhada, que se realizou no passado domingo, 17 de março, no âmbito da programação da Semana do Turismo Industrial.

Neste passeio, participado pelo vereador do desporto, João Brito, conciliou-se o gosto da caminhada com uma viagem no tempo, à era da revolução industrial na Marinha Grande, desde o estabelecimento da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769, e a grande expansão da indústria no final do séc. XIX, até aos dias de hoje.

Ao longo do percurso, os participantes escutaram as explicações do arquiteto Humberto Dias, acerca das chaminés que assinalam a localização de “estruturas industriais” históricas, que desenharam a malha urbana da cidade e que ainda subsistem como “marcas do território industrial” da cidade.

O passeio teve início na chaminé junto ao edifício das Reservas do Museu do Vidro, percorrendo as instalações da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, Parque Municipal de Exposições, Ponto da Boavista, Parque do Engenho, antiga fábrica das lâmpadas (Engenho), alto forno de Pedreanes, forno da cal (Pedreanes), Parque de Merendas da Portela, antiga fábrica de cerâmica junto ao Sport Lisboa e Marinha e chaminé do Centro Comercial Atrium.

caminhada_rota_das_chamines_2024_11
caminhada_rota_das_chamines_2024_10