MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE ASSEGURA RECOLHA DE BIORRESÍDUOS

O Município está a assegurar a recolha de biorresíduos alimentares em cantinas escolares e estabelecimentos de restauração e bebidas, na freguesia da Marinha Grande, nesta que é a fase piloto de um projeto que se pretende estender, de forma gradual, a todo o concelho.

Esta ação tem por objetivo diminuir a produção de resíduos com valorização, promovendo a transformação de resíduos biodegradáveis em composto orgânico e extração de biogás para produção de energia elétrica. Desta forma contribui-se para o cumprimento das metas previstas no PERSU2020 – Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos e para uma economia circular.

Atualmente, cerca de metade dos resíduos produzidos na Marinha Grande são biorresíduos, que acabam por ser depositados nos contentores destinados ao lixo indiferenciado. Trata-se de restos de alimentos sólidos que sobram das refeições, cascas de fruta, restos de legumes, cascas de ovo, sobras de carne e peixe confecionados, pão e bolos não comercializados ou com prazo de validade expirado, guardanapos de papel, entre outros.

Nos estaleiros da Câmara Municipal e nas cantinas escolas existem já recipientes próprios para a deposição de biorresíduos, pelo que é possível deixar nestes locais os seus biorresíduos devidamente acondicionados dentro de um saco de plástico.

O Município da Marinha Grande tem feito uma forte aposta na recolha de resíduos. Para além da recolha dos bioresíduos, existe o serviço diário de recolha de monos e verdes (porta a porta e em espaço público). A recolha de resíduos verdes e de monos é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, tem de ligar para o 244 695 343. Pode também solicitar este serviço através da APP do Município da Marinha Grande.

recolha_biorresiduos_2024_1
recolha_biorresiduos_2024_2