VISITA PELO INVESTIGADOR JORGE CUSTÓDIO DÁ A CONHECER COMO FOI A RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA STEPHENS

No âmbito da Semana do Turismo Industrial, a Câmara Municipal da Marinha Grande organiza uma visita interpretativa ao Palácio onde está instalado o Museu do Vidro, pelo investigador Jorge Custódio, que se realiza no próximo sábado, 16 de março, pelas 10h30, para dar a conhecer as curiosidades relacionadas com o edifício que foi a residência da família Stephens, no século XVIII.

A visita vai abordar a arquitetura, planta, construção, orientação, funções, pisos e decoração do imóvel, havendo, também, lugar à passagem pelo jardim, Casa da Ópera (Teatro Stephens). A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do e-mail museu.vidro@cm-mgrande.pt, indicando o nome e número de telemóvel.

A residência da família Stephens, na Marinha Grande, é o local onde, em 1998, foi criado o Museu do Vidro. O edifício foi construído no século XVIII para Guilherme & João Diogo Stephens, negociantes e empresários da fabricação de vidraça e vidros cristalinos.

Jorge Custódio nasceu em Santarém, em 1947. Doutorou-se pela Universidade de Évora, é investigador integrado do IHC (FCSH/UNL). Introduziu a Arqueologia Industrial em Portugal e especializou-se em Património Cultural e Industrial. No presente elabora os programas funcional e de valorização do Património Municipal da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande com respetivo estudo histórico-arqueológico e patrimonial.

Duração da visita: 120 minutos

Limite de participantes: 25 pessoas.

Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia através do e-mail museu.vidro@cm-mgrande.pt , indicando nome e n.º de telemóvel.

Atividade integrada na Semana do Turismo Industrial 2024.

visita_jorge_custodio4
visita_jorge_custodio3