COMITIVA DE ALUNOS ERASMUS+ RECEBIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

Teve lugar ontem, terça-feira, a receção de uma comitiva de alunos e professores de um projeto Erasmus+ no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande. Esta iniciativa assenta no lema “viver de forma sustentável enquanto cidadãos europeus – criando um ambiente sustentável”. Assim, pretende-se formar instituições de Ensino com consciência ecológica, que encorajem o desenvolvimento de cidadãos ativos, no âmbito do seu futuro europeu e que sejam consumidores responsáveis e sustentáveis, agindo de forma a proteger o clima e o ambiente.

Os elementos do projeto foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que deu a conhecer um pouco da história da Marinha Grande e mencionou a importância dos projetos Erasmus, sublinhando quão benéfica é a “possibilidade de conhecer jovens de outros lugares e de diferentes culturas”. No painel do evento estiveram, ainda, presentes o Professor Fernando Emídio, vogal da CAP do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, a Professora Carmen Santarém, do mesmo Agrupamento e a Chefe de Divisão de Educação do município, Paula Cardoso.

Cada escola participante tem, no seu programa, o desenvolvimento de abordagens relativas ao cumprimento de “Objetivos de Desenvolvimento Global”. Consumismo, proteção climática, recursos energéticos, vida em terra e no mar são o foco dos objetivos deste projeto. Assim, estes alunos de Erasmus+ têm em mãos a ambição de aumentar a eficiência dos programas ambientais existentes, bem como a expansão destes.

As escolas que integram este programa de Erasmus+ são provenientes da Alemanha, de Portugal, da Holanda, da Croácia e da Polónia, e participam neste projeto 44 alunos e 13 professores. Os alunos portugueses são estudantes da Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte.