FÓRUM ASSOCIATIVISMO EM MOVIMENTO - O DESPORTO COMO VIA PARA A INCLUSÃO

Decorreu na passada segunda-feira, 8 de maio, no Edifício da Resinagem, no âmbito do Projeto (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir, o “Fórum Associativismo em Movimento - O Desporto como via para a inclusão”, realizado pelo Município da Marinha Grande e pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). A ação gratuita, creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contou com a presença de cerca de quarenta pessoas.

Esta tertúlia acolheu a participação e moderação de técnicos da FPDD e houve também espaço para a partilha de testemunhos de boas práticas com a intervenção de praticantes, dirigentes e treinadores ligados ao desporto para pessoas com deficiência. A ação incluiu o propósito de motivar clubes e associações para o desenvolvimento de programas de desporto inclusivos e de fomentar o estabelecimento de protocolos que possibilitem o aumento da oferta desportiva para pessoas com deficiência.

O painel de oradores contou com João Teixeira, Chefe da Divisão do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Hugo Silva (Diretor Técnico Nacional da FPDD), Carlota Cunha (Responsável pelo Departamento de Formação da FPDD), Manuel Sousa (Atleta e Dirigente da APD Leiria), José Pulido (Treinador de Desporto Adaptado e Técnico da APPACDM da Marinha Grande) e Bruno Mourinha (Técnico da OASIS).

A vereadora Ana Alves Monteiro abriu o “Fórum Associativismo em Movimento”, seguindo-se as apresentações, respetivamente, da FPDD por parte de Hugo Silva, e do projeto “Associativismo em Movimento” por parte de João Teixeira. Mais tarde, foi altura de os oradores convidados partilharem perspetivas e testemunhos sobre "O Desporto como Via para a Inclusão".

Por último, num debate ao qual se juntou o público, foram abordadas questões como as motivações dos atletas e dos treinadores e as barreiras ou os facilitadores que surgem neste contexto. Além disso, foram também discutidos temas como a importância das parcerias, as funções e papéis que podem ser desempenhados pelas pessoas com deficiência e como a criação de condições para a inclusão.