DISCURSO DO DEPUTADO DO PSD NA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EVOCATIVA DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL DE 1974

"Bom dia,

Quero cumprimentar o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, o Sr. Presidente da Câmara, os Senhores Vereadores, Presidentes de Juntas de Freguesia, Presidentes de Assembleias de Freguesia, restantes entidades aqui presentes, publico em geral e a quem nos acompanha via internet.

Estamos aqui hoje a festejar mais um 25 de Abril. A Revolução dos cravos que abriu portas para termos o regime democrático que vigora hoje em Portugal.

Neste dia, em que festejamos a liberdade, lembro que durante o Estado Novo foram censuradas cerca de 900 obras literárias em Portugal. Autores como Miguel Torga, Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues, Jorge Amado, Mário Soares, Pacheco Pereira e claro, Sá Carneiro… Estes e muitos outros autores foram censurados pelo lápis azul em vigor durante o Estado Novo que limitou as nossas liberdades, como a liberdade de expressão, a liberdade criativa, artística e literária.

Hoje quero lembrar que Abril não se defende apenas neste mês, neste dia! Abril cumpre-se nos 365 dias do ano. E, cabe-nos a nós agentes políticos, respeitarmos o esforço dos militares de Abril fazendo política com humildade, seriedade e convicções.

E ao não respeitarmos o esforço dos militares e de todos aqueles que lutaram para que o 25 de Abril fosse uma realidade, estamos a ferir os valores de Abril.

Ferimos os valores de Abril quando se fazem promessas que não são cumpridas.

Ferimos os valores de Abril quando não temos poder para realizar o que muitas vezes se promete.

Ferimos os valores de Abril quando exigimos que todos pensem o politicamente correto sem respeitar opiniões divergentes.

Ferimos os valores de Abril quando as políticas sociais deixam de promover a justiça social e passam a promover a sociedade de mão estendida. Não queremos uma sociedade de esmolas, queremos uma sociedade de oportunidades!

Ferimos os valores de Abril quando a corrupção em Portugal custa 18 mil milhões de Euros, um valor que é superior ao gasto na Saúde, justiça, agricultura e Ensino Superior.

E por falar na Saúde, ferimos também os valores de Abril quando praticamente metade dos portugueses se vê obrigada a recorrer a seguros de saúde privados por manifesta falta de confiança no nosso Serviço Nacional de Saúde.

Ferimos muito Abril, cabendo a nós, agentes políticos, fazermos mais e melhor do que temos feito até aqui. Seja a nível local, nacional ou europeu.

Porque, é tão importante um projeto de resolução que entre na Assembleia da República como uma queixa de uma lâmpada fundida que o cidadão faz na sua junta de freguesia. A política deve ser feita das pessoas e para as pessoas. Colocando os interesses destas em primeiro lugar para que possamos reverter e sarar estas feridas!

Mas Abril é muito mais que isto. Abril mais do que a sua celebração, dá-nos a responsabilidade e obrigação de olhar e preparar o futuro das novas gerações.

Abril obriga-nos a olhar para a habitação, que em Portugal teve uma queda de 90% na construção de novas habitações desde o início do século. Todos sabemos os problemas crónicos que o nosso concelho tem na aprovação de obras privadas e é por isso urgente tomarmos medidas para melhorar a situação habitacional do nosso concelho

Abril obriga-nos também a olhar para a migração de forma séria. Esta deve ser regulada sob pena de colocarmos em causa os direitos que Abril nos deu, como a habitação, a saúde e a educação. A desregulação nesta matéria coloca em causa estes temas a quem vem e a quem está.

Por tudo isto, Abril precisa de continuar a ser trabalhado por toda a sociedade para que as liberdades e garantias possam perdurar no tempo.

Hoje, e sempre, viva o 25 de Abril!

Viva a Liberdade.

Viva Portugal e