ALUNOS APURADOS PARA A PROVA ORAL DA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Realizaram-se no dia 1 de março as provas escritas da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2023, tendo sido apurados os seis alunos de cada nível de ensino com melhor resultado na prova escrita, que irão participar na prova oral (leitura expressiva), no dia 10 de março, em sessão presencial, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, volta a associar-se ao Concurso Nacional de Leitura, que envolve a participação de mais de uma centena de alunos dos diferentes níveis de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

As obras selecionadas para o concurso são as seguintes:

1.º CEB | O menino que não gostava de ler, de Susanna Tamaro

2.º CEB | A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki

3.º CEB | História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda

SECUNDÁRIO | O retorno, de Dulce Maria Cardoso.

Os quatro primeiros classificados em cada nível de escolaridade irão representar o Município da Marinha Grande na Fase Intermunicipal do concurso, organizada pelo Município de Alvaiázere, no próximo mês de abril. A fase final nacional terá lugar em junho, em local a anunciar.

Recorde-se, que o Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com o apoio da RTP, e em articulação com os Agrupamentos de Escolas e os Municípios, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a importância da leitura na formação das crianças e jovens.